Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
15/08/2019
Zidiel Coutinho é empossado na Câmara de Cuiabá
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

O advogado Zidiel Coutinho (PV) tomou posse como vereador por Cuiabá na manhã desta quinta-feira (15). O jurista assume a vaga do vereador-titular Justino Malheiros (PV), que licenciou do cargo por motivos de saúde.

Na oportunidade, Coutinho declarou que tem 2.499 motivos – número de votos que recebeu na última eleição a vereador – para honrar a vontade popular. “Meus projetos vão em busca de melhorar a qualidade de vida do povo e de melhorar ainda mais nossa cidade”, disse Zidiel.

A solenidade de posse ocorreu na sala da presidência da Casa de Leis e momentos antes da abertura da Sessão Ordinária. De família tradicional cuiabana, Zidiel estava acompanhado por familiares, correligionários, admiradores e companheiros políticos do vereador.

Fazendo referência aos laços de amizade que ligam as famílias Galvão e Coutinho desde as origens da interiorana Dom Aquino (cerca de 150 km de Cuiabá), o presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PSB) afirmou que se espelha politicamente no já falecido Wilson Coutinho (primo de Zidiel), que foi vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. “Nos 15 dias que assumiu como prefeito de Cuiabá, ele fez uma mini-revolução nesta cidade”, lembrou Misael. 

O presidente falou também da experiência inspiradora da viúva de Marcos Coutinho, Isabel Coutinho – que com sabedoria e audácia dá continuidade ao trabalho jornalístico do à frente do site Olhar Direto. “Um jornalista que sempre atuou em defesa dos pobres, dos menos favorecidos”. Misael destacou ainda os sogros de Zidiel, Domingos e Cássila Pires, “que vive defendendo os servidores e as causas sociais”.

O vice-prefeito Niuan Ribeiro (Podemos) destacou a forte ligação da grande família Coutinho com a história de Cuiabá, citando o tio Zied Coutinho, que atua na mídia e na música o falecido primo Marcos Coutinho, que legou um dos sites de notícia de maior destaque no cenário jornalístico da cidade.

Representando o prefeito,  o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, falou sobre o compromisso de pré-campanha do partido que permite, pela oitava vez, que um suplente do partido assuma como vereador. 

“Fazemos isso porque esperamos a contribuição de novas ideias. O eleitorado da cidade tem consciência deste rodízio, pois foi feito de forma transparente e ética”, disse Stopa. Ele ressaltou ainda que não existe despesa extra, porque o vereador que sai em licença, deixa de receber seu salário e outros recursos são destinados ao gabinete e não ao parlamentar.

Um dos colegas de bancada de Zidiel, o vereador Mário Nadaf considerou como sábia a articulação do PV que resulta em mais uma posse de suplente. “Nosso partido conquistou o maior número de votos nas últimas eleições. Formamos a maior bancada desta Legislatura, somos quatro vereadores. Individualmente, nenhum de nós conquistaria a vaga, porque, sozinho, não alcançamos o coeficiente eleitoral. E um partido vive da oxigenação que o suplente proporciona”.

VEREADOR – Zidiel Coutinho é advogado e iniciou sua carreira política em 2012. Filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), quando obteve 1.500 votos. Em 2015 assumiu como suplente por 30 dias, com o lema “Muito em pouco tempo”, oportunidade que aproveitou para apresentar projetos de lei e mais de 200 indicações.

Prestigiaram o evento de posse os vereadores Delegado Veloso e Mário Nadaf (PV) Luís Cláudio (PP)- líder do Prefeito Sargento Joelson (PSC) e Marcrean Santos (PRTB).

PROJETO DE LEI - Em seu primeiro dia de trabalho, apresentou um projeto de lei voltado à questão da energia solar. Coutinho quer garantir a implantação de energia solar em bens imóveis, logradouros públicos e sinalização semafórica no município.

“A utilização de energia solar apresenta grandes vantagens, tanto econômicas quanto ambientais, pois se trat de uma fonte limpa e inesgotável que se apresenta cada dia mais como uma das grandes soluções energéticas para o planeta”, justificou.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.