16/08/2019
Moradores reivindicam asfalto no Aguaçu
Neemias Coelho - Câmara Municipal de Cuiabá

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB), recebeu na manhã desta quinta-feira (15), um grupo de moradores do Distrito do Aguaçu, que reivindicaram o asfaltamento das ruas daquela localidade.
Um dos líderes da comunidade, Derlei Primo, esclareceu que a população do Aguaçu está sofrendo com o excesso de poeira que tem prejudicado velhos e crianças, principalmente.

“Por isso viemos em busca de melhorias, para termos mais qualidade de vida”, disse Derlei.

O vereador Sargento Joelson (PSC) explicou que a reunião foi agendada durante a inauguração de uma ponte na localidade. Para ele, a reunião foi “bastante proveitosa, pelo comprometimento dos vereadores. Vamos fazer uma Sessão Itinerante no local, para dissecarmos a situação e buscar a realização desse sonho”.

Além disso, o grupo de vereadores – Toninho de Souza (PSD), Delegado Veloso (PV), Dr. Xavier (PTC), Ricardo Saad (PSDB), Vinícius Hugueney (PP), Clebinho Borges (DC), Juca do Guaraná Filho (Avante), Orivaldo da Farmácia (PP), Adevair Cabral (PSDB) e Lilo Pinheiro (PP) – se comprometeu em elaborar uma indicação conjunta para reforçar a iniciativa.

Os vereadores mostraram aos moradores que estão inteirados dos problemas que a comunidade vem enfrentando. Sendo assim, já surgiram propostas de ação para encontrar soluções. O manilhamento de um ponto que provoca alagamento de ruas e quintais em época de chuva, foi uma sugestão. Impor a obrigação de instalação de filtros às industrias que fazem a exploração mineral, também foi sugerida, para sanar a incidência de resíduos sobre as casas.

O presidente Misael demonstrou seu empenho e a força de sua vontade antes mesmo de encerrar a reunião, ao ligar para as secretarias responsáveis exigindo as primeiras providências. Os comunitários Derlei Primo, Calista Nunes e Souza, Ademar Carlos Smanioto, Adão Pinho e Lídia Ferreira da Silva, presenciaram o fato.

No Aguaçu  residem, conforme Derlei, cerca de 3000 pessoas de 800 famílias. O asfaltamento das vias soma pouco mais de 3 km e vai melhorar ainda o acesso à escola e ao posto de saúde. A rodovia que leva à comunidade tem 30 km asfaltados e 10 km de estrada de terra.

Além da poeira os moradores reivindicaram também melhorias na distribuição de água. Mesmo com a realização recente de obras para aumentar a capacidade da caixa d´água, a escola não funcionou hoje e o médico, com freqüência, é obrigado a interromper o atendimento.

As principais atividades econômicas da comunidade estão ligadas a produção agrícola familiar dos assentamentos da Marcolândia e da Mineira e da cessão de mão-de-obra para empresas de mineração que fazem a exploração do calcário para produção de cimento.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá