16/08/2019
Vereador alerta para risco de tragédia por sinalização insuficiente em ciclofaixa
Câmara Municipal de Cuiabá

O vereador por Cuiabá, Delegado Marcos Veloso (PV) ao constatar a insuficiência de sinalização da ciclofaixa de lazer existente na Avenida Miguel Sutil, entre a Arena Pantanal e o Parque Mãe Bonifácia, declarou que essa situação é uma tragédia anunciada. O parlamentar cobrou uma atitude urgente por parte do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor de Figueiredo, para regularizar a situação.

“Neste final de semana, atendendo solicitações de amigos ciclistas e corredores de rua, estive fiscalizando a ciclofaixa e infelizmente encontrei só 19 cones de sinalização da ciclofaixa. Gostaria de fazer uma observação, um alerta, ali está anunciada uma tragédia. Não vai adiantar daqui uns dias estarmos lamentando um fato que a gente sabe que vai acontecer, mas que podemos prevenir”, ressaltou Marcos Veloso.

O vereador sugeriu que nesse trecho, de aproximadamente 6 quilômetros de ciclofaixa, aos domingos das 7h às 17h, seriam necessários, pelo menos, 500 cones de sinalização no trajeto. Para ele, essa ciclofaixa tem uma ideia moderna e foi concebida num conceito que as grandes cidades buscam, que é a qualidade de vida dos nossos munícipes. Todavia, alerta que o trecho precisa ser sinalizado adequadamente.

“Existe algo vinculado a segurança chamado risco, tecnicamente falando, risco é a ameaça somado a vulnerabilidade. A ameaça é constante num risco, agora a vulnerabilidade é construída. Posso colocar uma cerca elétrica e câmeras na minha casa, com isso diminuo a vulnerabilidade dela ser violada. No caso da ciclofaixa, a ameaça é constante, agora a vulnerabilidade está por conta do Poder Público, em sinalizar de forma adequada, para que as pessoas saibam que no domingo trata-se de uma faixa restrita a ciclistas e pedestres”, destacou Marcos Veloso.

Na avaliação do parlamentar, muitos moradores de Cuiabá têm conhecimento que nesse trecho existe uma ciclofaixa aos domingos, porém a Capital recebe muitos visitantes do interior do Estado e outras regiões que desconhecem o espaço de lazer. Por este motivo, o parlamentar reforça o alerta a falta de sinalização do espaço.
...

Bruno Garcia | Assessoria Vereador Marcos Veloso