23/08/2019
Audiência Pública discutirá segurança e saúde do trabalhador municipal de Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá

Com o objetivo de discutir a necessidade de criação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), voltado ao atendimento de servidores municipais, o vereador Luis Cláudio (PP) requisitou a realização de uma Audiência Pública para debater o assunto com representantes de diversos segmentos sociais.

A Audiência Pública será realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 14h. Na pauta do evento serão discutidas, a implantação do SESMT e as Condições de Segurança e Saúde do Trabalho do servidor público Municipal de Cuiabá. Também será abordada a aplicação das ações preventivas de Segurança e Saúde do Trabalho que devem ser implementadas, tanto ao meio ambiente do trabalho, quanto ao funcionário que nele esta presente.

De acordo com o vereador Luis Claudio, a implementação do SESMT possibilitará a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, reduzirá a quantidade de licenças médicas concedidas por motivos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. A melhoria do meio ambiente de trabalho também possibilitará uma melhoria geral na qualidade de vida dos servidores municipais.

."É importante destacar que investir em prevenção é hoje uma necessidade e não um gasto desnecessário de dinheiro. Uma vez que a prevenção salva vidas e impede a ocorrência de danos irreparáveis, precisamos proteger a integridade física e mental dos servidores da prefeitura. Há também uma cobrança legal quanto a implantação desse tipo de serviço na atividade pública. É um investimento que a médio prazo reduz custos, por isto realizaremos essa audiência”, destacou Luis Claudio.

A audiência será aberta ao público e contará com a presença de representantes de órgãos públicos, secretarias, entidades sindicais representantes de classe de servidores públicos, Conselhos de classe de profissionais, Universidades, diretores, professores e demais funcionários que atuam nessas esferas para o debate sobre a saúde e segurança do servidor público.

Paulo Wagner | Assessoria Vereador Luis Cláudio