Início
Por Dentro da Câmara
07/05/2015
Secretaria de Cultura da Câmara de Cuiabá homenageia Rondon
Arquivo Secretaria de Cultura
Marechal Cândido Rondon

Na semana em que se comemora os 150 anos do nascimento do ilustre militar e sertanista matogrossense Cândido Mariano da Silva Rondon, a Secretaria Especial de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico, rememora a Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Cuiabá, no dia 5 de maio de 1965, quando se celebrou o centenário de Rondon.

 

ATA DA SESSÃO SOLENE REALIZADA A 5 DE MAIO DE 1965

    Sessão Solene sob a Presidência do vereador Benedito Pedro Dorilêo. Dentre os convidados, estavam o representante do Governo do Estado; Major Roberto Nunes, representante do 16º BC; Capitão Silvio Duarte, representante da Polícia Militar do Estado;  Sr. Odorico Tocantins e dona Aline Tocantins, amigos do homenageado; Dr. Edgar Sardi de Figueiredo, Vice-Prefeito, representando o Poder Executivo Municipal.

    O Presidente Benedito Dorilêo frisa que Cuiabá se representa coberta de glórias neste 5 de maio em que comemora o centenário de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, e que na presente Sessão estavam os vereadores reunidos, sacerdotes do civilismo, para saudar e homenagear aquele homem que sobredoura as páginas da História da Pátria.

    Estava presente o professor Francisco Ferreira Mendes, representante do Instituto Histórico de Mato Grosso. Francisco Mendes, referindo-se aos intelectuais portugueses, transcreve suas ideais, afirmando que "para ser um homem rememorado no livro de ouro dos juízes contemporâneos, em que registra a glória, é mister, que além da campa, o estejam canonizado, em clamores eloquentes, os próprios merecimentos e as virtudes pessoais". Lembra que os atenienses da Grécia Clássica qualificavam os semideuses pela sua superioridade física e coragem, juízo que se transmitiu a nossa era através de romancistas e poetas. Diferente, "Cândido Rondon é lembrado pelos seus feitos, e por isso reverenciado no respeito do povo brasileiro".

    Francisco Mendes lembra que de família humilde, "quantos títulos pode haver de autoridade, de prestígio e de grandeza reunidos na pessoa do Marechal Rondon", cujos méritos, seus conterrâneos celebram entre honrarias cívicas, como ocorria naquele dia na Câmara Municipal. O professor acentua que aquele ato excepcionalmente, a Sessão Solene, é indispensável a ligação entre o passado e o presente, na projeção do futuro, em busca do aperfeiçoamento da civilização futura, na marcha para o porvir. O obra de Rondon pelos sertões do Brasil fora uma "epopeia", que enaltece a alma nacional.    

    Recorda ainda dos humildes patrícios que estiveram ao seu lado, de pés no chão, abandonados no meio rural, vezes ridicularizados, mas que foram o braço forte de Rondon na realização de seus feitos, que o Mundo celebrou.

    Por fim, o Professor Francisco Mendes frisa que "Rondon permanecerá eterno através dos séculos, símbolo vivo de uma estirpe varonil, exemplo de civismo e amor, alma unificadora da honra e da dignidade da terra do Brasil".

    Livre a palavra, o vereador José Leite de Figueiredo agradece as palavras do Professor Francisco Ferreira Mendes, e apresenta uma série de cartas redigidas por Rondon, que pertencem ao pai de seu vizinho, que fora companheiro de Rondon, e ainda agradece a Mato Grosso, Cuiabá, e aos Estados Unidos, que reverenciam Rondon como o maior sertanista do século XX. Saúda o Sr. Odorico Tocantins, amigo de Rondon, como ainda dona Aline Tocantins, que tantas vezes serviu café ao grande "Marechal da Paz". Diz por fim, que Rondon é Cuiabá, e Mimoso é o Brasil.

    O Presidente Benedito Dorilêo dá fim a Sessão Solene, agradecendo aos presentes e ao Todo Poderoso pelo benefício que deu ao Brasil nos cedendo Rondon.

     

protecao(Fernanda Oliveira da Costa - Secretaria Especial de Apoio à Cultura e ao Resgate Histórico)



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/11 - Semana da Consciência Negra encerra-se com atividades em escola
19/10 - Edna propõe comissão para investigar situação de casarões do Centro Histórico
04/09 - 06/09 - Ônibus do Hemocentro na Câmara Municipal de Cuiabá
30/08 - Orivaldo da Farmácia compõe a próxima Mesa Diretora da Câmara
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
15/08 - CPI ouve ex-secretária de saúde nesta quarta-feira
13/08 - Legislativo da capital sedia palestra instrutiva sobre novas normas eleitorais
10/08 - Convite para palestra com Dr. José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral
06/08 - Mestranda em Educação da UFMT realiza pesquisa sobre o ex-vereador Wanderlei Pignati na Câmara Municipal de Cuiabá
13/07 - Câmara de Cuiabá homenageia três de seus servidores aposentados neste mês
10/07 - Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia
29/06 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO/2019
28/06 - Audiência Pública debate sobre doação de sangue
18/06 - Ambientalistas exprimem angústia pela despreocupação geral com a natureza
11/06 - Audiência Pública para discutir as obras do novo PS
22/05 - Emanuel Pinheiro assina decreto que regulamenta "Lei da ruas sem saída"
14/05 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos garis
11/05 - Adoção: um gesto de amor
08/05 - Câmara de Cuiabá com feira artesanal
02/05 - Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.