Início
Por Dentro da Câmara
11/03/2016
Por que a mulher não está ocupando seu espaço no poder?
Thiago Cesar - Secom CMC
Sessão Solene em comemoração do Dia da Mulher
Com este questionamento, a vereadora Lueci Ramos (PSDB) promoveu nesta manhã (11), na Câmara Municipal de Cuiabá, a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A proposta de Lueci foi promover nas mulheres uma reflexão a respeito do seu papel na sociedade, fazendo vários questionamentos, como, por exemplo: quais os motivos que fazem com que mulheres não votem em mulheres; por que ela, como mulher, está sozinha ocupando uma cadeira no Parlamento Cuiabano; por que as mulheres ainda são minoria nos espaços de decisão e poder?

“Hoje é um dia muito especial, pois já temos muitas conquistas, mas ainda temos muitos avanços sociais a promover. Eu gostaria de não ser a única a ocupar o Legislativo e pergunto a vocês: por que as mulheres são minoria esmagadora na política, por quê?” questionou a vereadora.

Lueci alegou que hoje se vive em uma sociedade que não aguenta mais reclamações, é preciso urgentemente de ação e defendeu uma ampliação do espaço das mulheres na atuação política, para que realmente haja avanços na sociedade. 

“Enquanto formos minoria, as políticas públicas serão feitas por homens, não os desmerecendo, mas será que queremos que eles decidam o que é melhor pra nós?”, indaga Lueci.

A defensora pública e presidente do Conselho dos Direitos da Mulher em Mato Grosso, Rosana Leite, fez uma retrospectiva sobre a condição da mulher na sociedade. Ela começou lembrando o papel servil das mulheres, em relação aos homens – seu proprietário, no início da história humana; indo para o início de uma atuação mais independente na Revolução Francesa e, começando a abrir espaço no mercado de trabalho, quando da Revolução Industrial. 

Rosana ressaltou a importância do movimento Feminista, pregando a igualdade entre homens e mulheres, fato que realmente trouxe uma conscientização maior sobre a condição das mulheres na sociedade, impulsionando a mobilização e a abertura na conquista de direitos, como o de votar.

“Não queremos ser mais, queremos ter igualdade com os homens. Estamos na terceira onda do feminismo, nesta que a vereadora falou, buscando a igualdade de ocupar as mesmas colocações. Hoje exercemos as mesmas funções e com a mesma competência, mas precisamos atuar mais, para que nossas vozes sejam escutadas”, destacou a defensora pública.

Apesar dos avanços na conquista de direitos, Rosana Leite lamentou que ainda haja tanta desinformação por parte das próprias mulheres, que não compreenderam de fato a luta pelo seu espaço. Razão porque muitas ainda não lutem ou mesmo atuem de forma proativa pelos espaços de poder. 

Madalena Pereira de Freitas, moradora do Residencial São Carlos, uma das mulheres que prestigiaram a solenidade, falou sobre o evento, “a sessão foi ótima, isso ajuda muito a gente a refletir, porque já temos muitas conquistas, mas ainda há mulheres vivendo, por exemplo, a liberdade muito na palavra. Ainda acontece muita coisa dentro das casas, maridos que não deixam nem a mulher trabalhar. Ainda tem que haver muito mais conquistas”, afirmou.

A sessão contou com a presença de mais de 70 pessoas, sendo a grande maioria de mulheres, entre estas também participaram do debate a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher - Jozirlethe Criveletto; a presidente da União Cuiabana do Clube de Mães - Heloiza Dorilêo e a diretora da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá - Cristiane Almeida. Durante a sessão, Sthefany Theto contagiou os presentes com músicas da temática feminina.


Luciana Oliveira Pereira – Secom CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/11 - Semana da Consciência Negra encerra-se com atividades em escola
19/10 - Edna propõe comissão para investigar situação de casarões do Centro Histórico
04/09 - 06/09 - Ônibus do Hemocentro na Câmara Municipal de Cuiabá
30/08 - Orivaldo da Farmácia compõe a próxima Mesa Diretora da Câmara
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
15/08 - CPI ouve ex-secretária de saúde nesta quarta-feira
13/08 - Legislativo da capital sedia palestra instrutiva sobre novas normas eleitorais
10/08 - Convite para palestra com Dr. José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral
06/08 - Mestranda em Educação da UFMT realiza pesquisa sobre o ex-vereador Wanderlei Pignati na Câmara Municipal de Cuiabá
13/07 - Câmara de Cuiabá homenageia três de seus servidores aposentados neste mês
10/07 - Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia
29/06 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO/2019
28/06 - Audiência Pública debate sobre doação de sangue
18/06 - Ambientalistas exprimem angústia pela despreocupação geral com a natureza
11/06 - Audiência Pública para discutir as obras do novo PS
22/05 - Emanuel Pinheiro assina decreto que regulamenta "Lei da ruas sem saída"
14/05 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos garis
11/05 - Adoção: um gesto de amor
08/05 - Câmara de Cuiabá com feira artesanal
02/05 - Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.