Início
Por Dentro da Câmara
12/09/2016
Participantes do Medida Certa realizam sua primeira reunião presencial
Site Aprenda Plantar
Adoção de alimentos saudáveis no cotidiano é um dos focos do programa
Aconteceu nesta manhã (12), a primeira reunião dos participantes do programa “Medida Certa” da Câmara de Cuiabá. A proposta é gerar motivação e troca de experiências para que cada um faça mudanças na própria vida, voltadas à melhoria de hábitos e conseqüente ganhos na qualidade de vida.

Nesta reunião, estiveram presentes parte dos 20 integrantes do programa, que também estão se comunicando através do whatsap. No aplicativo já estão sendo postadas dicas de higienização de alimentos, orientação de práticas mais saudáveis, pratos feitos pelos participantes com alimentos de baixa caloria, assim como vídeos de exercícios praticados ao longo da semana.

Cada participante passou por avaliação médica e foi orientado a realizar exames de sangue para posterior comparação. Assim, cada um já está sabendo de sua condição de saúde atual e pode estabelecer sua meta pessoal, dentro do tempo no qual o programa irá funcionar. Desta forma, os servidores da Casa estabeleceram se querem, por exemplo, perder peso ou medidas dentro destes três meses de Medida Certa.

Jeffersandro D. Albino, de 41 anos, que é analista legislativo e participou da reunião, ressalta que “todos nós sabemos o que devemos fazer, a questão é realmente tomar atitudes e, o grupo nos ajuda nisto”. 

Durante a reunião, os presentes puderam falar o que já começaram a fazer para mudar seus hábitos e como estão se sentindo já nestes primeiros dias. O grupo também recebeu algumas dicas de alimentos a serem preparados, seja para substituir doces, ricos em caloria ou como fazer pastas ou cremes mais saudáveis. 

Outro aspecto bem debatido foi o grande tempo que alguns ficam sem se alimentar, devido ao horário do expediente, por não conseguir fazer o desjejum em casa. Uma das opções é o grupo fazer uma compra semanal de frutas a serem compartilhadas em horário determinado. Outra medida que deverá ser tomada é a busca por uma academia nas proximidades da Câmara, com opções de exercícios e horários para os que desejem começar a se exercitar.

A técnica legislativa, Thayane N. Dias, de 23 anos, esteve com recorrentes problemas de saúde após parar de freqüentar academia e, percebendo que sua imunidade estava sempre baixa, por conta própria, procurou uma nutricionista, ao tempo do inicio do programa. Thayane está aliando as orientações de uma profissional com a motivação do grupo. “Já que eu estava nesta busca, porque não entrar no programa? Foi minha maior motivação”, justifica.

Para finalizar o encontro, foi passado um vídeo e explicada à importância de uma maior atenção na leitura dos rótulos dos alimentos, antes da compra nos supermercados. A próxima reunião será marcada conforme a demanda do grupo, mas a busca pelas informações sobre a academia e como será feito o compartilhar das frutas ficou como tarefa da equipe.


Luciana Oliveira Pereira - Secom CMC

Galeria

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
23/05 - Câmara realiza "Feira Doce Sabor"
12/05 - Câmara cria página oficial no Instragram
12/05 - Câmara realiza Festival de Orquídeas para comemorar o Dia das Mães
11/05 - "Homens que agradam não agridem" é tema de palestra do MP na Câmara
10/05 - Núcleo Assistencial da Câmara inicia projeto de Ginástica Laboral
08/05 - Câmara promove homenagem às mães
04/05 - Câmara realizará Audiência Pública sobre revitalização do parque Lagoa Encantada
28/04 - Câmara discutirá em Audiência Pública arborização de Cuiabá
20/04 - Nesta Segunda sessão solene alusiva ao dia mundial do escoteiro.
17/04 - Nesta Segunda-feira (17) Audiência Pública debate Violência Contra Mulher
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.