Início
Por Dentro da Câmara
26/06/2017
Amaamt realiza exposição de arte e artesanato na Câmara de Cuiabá
Secom/Câmara de Cuiabá
Da esquerda à direita. Sônia Vieira, Raphael EkhiriuWina, Maria Aparecida, José Mílton e Carlão Baquite
A Associação Matogrossense de Arte, Artesanato e Mototurismo (AMAAMT) realizará uma exposição no saguão da Câmara, que irá acontecer do dia 27 ao dia 29, das 07h:00 às 13h:30 A ação é promovida pela Amaamt e tem o apoio da Coordenadoria de Cultura e Resgate Histórico (CCRH) da Câmara. Para o coordenador da CCHR: “a exposição é uma oportunidade tanto para os expositores que terão espaço para apresentarem seus produtos, quanto para os servidores e a sociedade cuiabana, pois esses terão acesso aos produtos de vários artistas e artesãos os quais contribuem com seus ofícios com a arte popular no município e no Estado.

Serão expostos acessórios feitos de capim dourado, sementes de buriti, adornamento de chinelos, artesanatos indígenas, produtos relacionados à cultura do motorismo, dentre os outros produtos. Compareceram à Câmara os seguintes integrantes da Comissão Organizadora que farão a exposição que, além disso, são artesãos: Antônio Carlos Almeida Rios, mais conhecido como Carlão Baquite, Sônia Vieira, Raphael Ekhiriu Wina, Maria Aparecida e José Mílton.

Para Carlão Baquite o espaço e o apoio da câmara: “é uma oportunidade não só de vender, mas também de divulgar o artesanato que tem, principalmente, a cara de Mato Grosso”.  Ao falar do trabalho da Amaamt e dos artesãos, Baquite reflete: “Nós não trabalhamos com reducionismos, nosso trabalho é holístico e dentro desse prisma é que nós estamos tornando a Amaamt um espaço para artesão sem espaço, mas isso não significa que ela é reducionista porque nós, inclusive, já estamos recebendo e aceitando artesãos de qualquer associação, de Cuiabá, de Várzea Grande, de Rondonópolis, de Aldeias... Nosso trabalho é junto às famílias e às comunidades. A arte não tem barreiras, ela tem fronteiras, porque nós atravessamos as fronteiras com a arte, mas as barreiras a gente quebra”.

A Amaamt é uma associação que busca ser um suporte aos artesãos e artistas no município e no Estado de mato grosso e à sua criação se deu seu em virtude das poucas oportunidades que a arte popular tem tido no âmbito cultural de nosso município. Isso se que percebe nas poupas exposições desse gênero em nossa cidade, dentre outras premissas, a Amaamt considera em sua arte o respeito ao meio ambiente, a recuperação deste e a minimização dos efeitos da degradação ambiental ao usar como matérias-primas produtos recicláveis para confecção de suas artes.

Sônia Vieira falou sobre a vitrine que é expor seus produtos na Câmara, visto que há poucos espaços destinados a arte popular. Nesse mesmo contexto Raphael EkhiriuWina, índio da etnia terena, esclarece que “normalmente as pessoas vão às aldeias para fazer turismo e é só aí que temos a chance de comercializar, fora isso, são muito poucos os eventos em MT que possibilitam mostrar a cultura indígena, não só do meu povo, mas também de outros povos, então muitas vezes aquele artesão faz o artesanato que fica ali guardado e só será vendido quando alguém chegar à aldeia. Isso inviabiliza o desenvolvimento e o crescimento das artes dos povos indígenas, prejudicando uma interação sociocultural que tem o poder de debelar preconceitos, unir os povos e humanizar os corações que perderam a humanidade.

O parlamento municipal tem buscado nessa gestão apoiar artistas, artesãos e microempreendores, entre outros seguimentos da sociedade, oportunizando acesso aos seus espaços. Nesses seis primeiros meses já ocorreram mais de 20 exposições. Para Justino Malheiros, presidente do parlamento municipal. “Apoiar e incentivar a cultura popular e local é fundamental para o município, pois a cultura torna-nos mais humanos, mais compreensivos e mais tolerantes às diferenças, não há como pensar em uma sociedade justa sem que seja dado o devido valor às culturas de todos os povos, respeitando ao meio ambiente e por conseguinte a todos nós”.

Maria Aparecida trabalha com capim dourado e também será uma das expositoras, para ela: “o interessante e o que queremos é que as pessoas vejam nossos trabalhos e valorizem o artesanato, ninguém melhor que nós para falar de nossa história e nossa relação com a arte”, já para José Mílton “a oportunidade que nós estamos tendo aqui é tão louvável, pois através disso poderá abrir muitas portas para gente, além disso teremos a chance de mostrar a história do artesanato por exemplo, muitas pessoas não a conhecem,  por conta da indústria, que muitas vezes polui o meio ambiente. Nossa arte e nosso pensamento vai contra isso, buscamos oferecer um produto de qualidade, com história e que não agrida o meio ambiente.

Secretaria de Comunicação


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/11 - Semana da Consciência Negra encerra-se com atividades em escola
19/10 - Edna propõe comissão para investigar situação de casarões do Centro Histórico
04/09 - 06/09 - Ônibus do Hemocentro na Câmara Municipal de Cuiabá
30/08 - Orivaldo da Farmácia compõe a próxima Mesa Diretora da Câmara
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
15/08 - CPI ouve ex-secretária de saúde nesta quarta-feira
13/08 - Legislativo da capital sedia palestra instrutiva sobre novas normas eleitorais
10/08 - Convite para palestra com Dr. José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral
06/08 - Mestranda em Educação da UFMT realiza pesquisa sobre o ex-vereador Wanderlei Pignati na Câmara Municipal de Cuiabá
13/07 - Câmara de Cuiabá homenageia três de seus servidores aposentados neste mês
10/07 - Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia
29/06 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO/2019
28/06 - Audiência Pública debate sobre doação de sangue
18/06 - Ambientalistas exprimem angústia pela despreocupação geral com a natureza
11/06 - Audiência Pública para discutir as obras do novo PS
22/05 - Emanuel Pinheiro assina decreto que regulamenta "Lei da ruas sem saída"
14/05 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos garis
11/05 - Adoção: um gesto de amor
08/05 - Câmara de Cuiabá com feira artesanal
02/05 - Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.