Início
Por Dentro da Câmara
02/05/2018
Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior
Reformulação de um plano diretor do município, criação de uma regulamentação de uso e convivência entre moradores e comerciantes da Praça da Mandioca, rebaixamento da fiação elétrica, telefônica e de dados, intervenções políticas e socais quanto aos moradores de rua e usuários de drogas. Essas foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública promovida pelo vereador Abilio Junior (PSC), nesta sexta-feira (27-04), na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Segundo os moradores da região, um dos problemas enfrentados, mais especificamente na Praça da Mandioca, tem sido o desrespeitado às leis existentes de manutenção da ordem como, por exemplo, a “Lei do Silêncio, resultante, conforme eles, do crescimento de comércio de bares e casas noturnas na região.

“Ali há um uso desordenado. As pessoas não respeitam nós, moradores. A gente não tem paz. Legislação existe, mas as leis não são respeitadas. As pessoas obstruem as vias públicas, impedindo outras de transitarem, além do vandalismo que fazem, com pichações e depredações. Algo tem que ser feito de forma efetiva, porque o que já vimos foi muita mentira sobre revitalização”, cobrou um dos participantes, Ricardo Simões de Arruda, que é morador da rua Pedro Celestino.

Com mais de 30 anos de trabalho voltado para questão urbanística da cidade, o arquiteto José Antonio Lemos destacou sobre a necessidade de uma congruência maior entre os poderes da União, do Estado e do Município, com intuito de promover as devidas intervenções públicas no local.

“Já houve um tempo de muita ‘briguinha’, ora entre a Prefeitura e o Estado, ora entre a União e a Prefeitura, e nada de efetivo era feito. Na época da Copa do Mundo, acreditávamos que haveria as devidas intervenções. Contudo, não foi o que vimos”, relatou.

De acordo com Lemos, o Centro Histórico da cidade carece, urgentemente, de um trabalho voltado para a valorização de seu espaço. “Ali é um local que foi o nascedouro populacional Oeste, desde o Tratado de Tordesilhas. Cuiabá tem uma importância histórica, não somente como Capital do Estado, mas, também, para toda história do país”, concluiu.

Diante de tudo que foi discutido, dentre os mais diversos representantes das áreas de segurança, acadêmica, social, cultural e local, o vereador Abilio se comprometeu a encaminhar as demandas apresentadas para cada autoridade responsável, bem como promover novos encontros e debates que permitam reformulação das leis existentes e a aplicação efetiva das fiscalizações urbanas de saúde, infraestrutura e segurança.

Dentre as representatividades presentes estiveram a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Polícia Militar, IPHAN, Secretaria de Cultura de Cuiabá, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento e Urbano (IPDU), Associação de Moradores do Centro Histórico, Conselho de Segurança, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMADES), e Secretaria Municipal de Ordem Pública (SORP).

Dana Campos
Assessoria de Imprensa/Vereador Abilio Junior


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
04/09 - 06/09 - Ônibus do Hemocentro na Câmara Municipal de Cuiabá
30/08 - Orivaldo da Farmácia compõe a próxima Mesa Diretora da Câmara
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
15/08 - CPI ouve ex-secretária de saúde nesta quarta-feira
13/08 - Legislativo da capital sedia palestra instrutiva sobre novas normas eleitorais
10/08 - Convite para palestra com Dr. José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral
06/08 - Mestranda em Educação da UFMT realiza pesquisa sobre o ex-vereador Wanderlei Pignati na Câmara Municipal de Cuiabá
13/07 - Câmara de Cuiabá homenageia três de seus servidores aposentados neste mês
10/07 - Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia
29/06 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO/2019
28/06 - Audiência Pública debate sobre doação de sangue
18/06 - Ambientalistas exprimem angústia pela despreocupação geral com a natureza
11/06 - Audiência Pública para discutir as obras do novo PS
22/05 - Emanuel Pinheiro assina decreto que regulamenta "Lei da ruas sem saída"
14/05 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos garis
11/05 - Adoção: um gesto de amor
08/05 - Câmara de Cuiabá com feira artesanal
26/04 - Vereador cobra respostas sobre abandono do Parque Tia Nair e pede fim de contrato da empresa que detém concessão
25/04 - Convite da Transmissão de Função de Chefe de Estado Maior do Comando Geral da PMMT
17/04 - Neste dia (19), a Câmara de Cuiabá agraciará com Título de Cidadão Cuiabano várias personalidades aqui residentes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.