Início
Por Dentro da Câmara
08/05/2018
Câmara de Cuiabá com feira artesanal
Brunna Maria - Secom/Câmara de Cuiabá
Mostra tem encantado quantos visitam o Parlamento cuiabano. Os artistas dizem que têm prazer na confecção dos produtos, além de expô-los em lugares públicos, para comercialização. "Mais conta a arte do que, necessariamente, a expectativa de lucro", dizem
 
Mais uma vez, o saguão do Legislativo da capital está sediando uma diversificada mostra artesanal, com a presença de artistas artesãos mato-grossenses já reconhecidos nacionalmente. A maioria dos artistas sintetiza que o trabalho de confecção, detalhamento e, finalmente, comercialização dos produtos em feiras similares, traz inegável satisfação pessoal. Encontram-se expostas peças de tecidos variados, finos e grossos, sabonetes, roupas, enfeites, etc., cada qual detentora de estilo próprio, com várias semelhanças entre si. Os artesãos salientam que esses eventos de exposição fortalecem e aprimoram a admiração das pessoas pelas atividades que exercem, ainda que reconheçam já existir uma cultura tradicionalista de reconhecimento social nesse segmento.
 
É o caso da artesã Elizabete Taga, paulista de Tupã, há 31 anos em Cuiabá. "Sinto-me naturalmente cuiabana, raízes fincadas nessa terra tão querida, que adotei e na qual fui adotada", diz. Elizabete conta que se apaixonou pelo artesanato desde criança, desenvolvendo tendência criativa a partir da adolescência. "Aí, após me aposentar no Banco do Brasil, dediquei-me a fundo à criação artesanal, e não parei mais. Estou determinada a buscar o melhor de mim em termos criativos, e cada peça é feita com muito carinho e paciência". Ela é uma das expositoras rotineiras em órgãos públicos do Estado e município, Sefaz, Fórum, Tribunal de Justiça, além de outros. "Também me dedico a ensinar arte artesanal a idosos, no Sesc do Porto. Eles mostram muito interesse em aprender. Minha mãe, Hanoto Saga, hoje com 91 anos, gosta de estar lá comigo, e é uma auxiliar importante nesse processo instrutivo de artesanato em crochê".
 
Também expositora em feiras diversas, Aparecida Fátima disse que estar no Legislativo de Cuiabá é uma honra imensa. "As pessoas têm nos recebido com muita simpatia, e isso é incentivo para retribuirmos ao máximo, ofertando a arte que todos gostam de apreciar. Desde que era garotinha, já gostava de confeccionar peças artesanais diversas, incluindo detalhes em roupas infantis, uma das minhas especialidades. Faço sapatinhos, blusas e uma infinidade de ornamentos. Aliás, eles surgem espontaneamente a cada trabalho, motivam o lado artístico que os artesãos possuem". Aparecida é mineira de São Gonçalo do Abaité, mas os 29 anos em que mora em Cuiabá já desfizeram seus laços de origem. "Sinto-me cuiabana de chapa e cruz, como dizem". 
 
A especialidade de Taiana Ruiz e do seu pai, Roberto Ruiz, está na variedade de sabonetes exóticos, que eles mesmos produzem. Os estilos das peças são diferentes, bem como os formatos, aromas, todos adocicados. "É o típico banho doce, vale a pena experimentar", convida a artesã, atribuindo ao pai a autoria da arte em sabonetes. "Ele é que faz tudo, eu apenas auxilio. É quem produziu os primeiros sabonetes, investe na inovação dos produtos, tem sugestões que se tornam concretas, gerando mais produtos, sabores. É o artesão chefe, no caso".
 
Para o coordenador de Cultura do Legislativo, Rafael Neto, essa exposição, mais uma vez, vem demonstrar o que Cuiabá tem de melhor no que se relaciona às artes artesanais. "E é com prazer que a Câmara volta a abrir merecido espaço para exposição e comercialização de produtos realmente valorosos, de legitimidade artística fenomenal. Trata-se de incentivo aos nossos artistas artesãos, cada um com suas peculiaridades, valorização extensiva à sede do Parlamento cuiabano, hoje reconhecido pelo segmento de artesãos como uma das bases de apoio ao trabalho desenvolvido no Estado".
 
Na opinião do vereador Dr. Xavier, incentivos do tipo deveriam ser algo natural em qualquer repartição pública. Ele elogiou o empenho do Legislativo em abrir suas portas para que a arte artesanal tenha sempre um apoio incondicional. "É orgulho nato de qualquer cuiabano saber que seus filhos, natos ou naturalizados, contribuem para nos projetar nacionalmente e internacionalmente com suas criações artísticas. Da nossa parte, os artesãos podem contar sempre com total apoio do Parlamento. Mesmo porque a arte, em geral, é heroica por avançar com tanta serenidade em meio a percalços que dificultam suas mobilizações em busca de independência e reconhecimento".

Acesse mais fotos por meio do link: https://goo.gl/bYmBrd

Secretaria de Comunicação/Câmara de Cuiabá





Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/11 - Semana da Consciência Negra encerra-se com atividades em escola
19/10 - Edna propõe comissão para investigar situação de casarões do Centro Histórico
04/09 - 06/09 - Ônibus do Hemocentro na Câmara Municipal de Cuiabá
30/08 - Orivaldo da Farmácia compõe a próxima Mesa Diretora da Câmara
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
15/08 - CPI ouve ex-secretária de saúde nesta quarta-feira
13/08 - Legislativo da capital sedia palestra instrutiva sobre novas normas eleitorais
10/08 - Convite para palestra com Dr. José Antonio Rosa, especialista em Direito Eleitoral
06/08 - Mestranda em Educação da UFMT realiza pesquisa sobre o ex-vereador Wanderlei Pignati na Câmara Municipal de Cuiabá
13/07 - Câmara de Cuiabá homenageia três de seus servidores aposentados neste mês
10/07 - Vigilantes recebem homenagem da Câmara Municipal pelo seu dia
29/06 - AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO/2019
28/06 - Audiência Pública debate sobre doação de sangue
18/06 - Ambientalistas exprimem angústia pela despreocupação geral com a natureza
11/06 - Audiência Pública para discutir as obras do novo PS
22/05 - Emanuel Pinheiro assina decreto que regulamenta "Lei da ruas sem saída"
14/05 - Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos garis
11/05 - Adoção: um gesto de amor
02/05 - Reformulação do plano diretor e regulamentação de uso foram algumas das principais temáticas debatidas durante audiência pública sobre o Centro Histórico de Cuiabá
26/04 - Vereador cobra respostas sobre abandono do Parque Tia Nair e pede fim de contrato da empresa que detém concessão
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.