Início
CIDADANIA EM FOCO
21/05/2018
Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
O vereador Marcelo Bussiki (PSB) participou, na manhã desta segunda-feira (21), do 8º Concurso de Redação, promovido pela Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), que busca ampliar a discussão e incentivar a adoção em Mato Grosso. Este é segundo ano que o vereador participa do evento, que faz parte da Semana da Adoção.

Com o tema “Adoção, um caminho de esperança”, o concurso contou com a participação de estudantes de mais de 10 escolas de Cuiabá, que trabalharam ao longo do mês sobre a importância da adoção e seus reflexos na sociedade.

Um dos textos premiados foi de Isaac Alves, 10 anos, estudante do 5º ano do Colégio Salesiano São Gonçalo. A redação discorreu sobre o ato de amor que é a adoção, partindo de pequenas atitudes, como a adoção de um animal de rua, a grandes mudanças, como a adoção de crianças.

Ele recebeu uma televisão das mãos do vereador, como prêmio pela melhor redação do 5º ano.  “Já tinha ouvido falar sobre adoção, mas pesquisei também e aprendi que a adoção é um ato de amor. Podemos mudar uma vida quando damos a ela amor, carinho e uma família”, disse o estudante.

O vereador Marcelo Bussiki reforçou o apoio à causa e lembrou-se dos projetos já propostos para garantir o fortalecimento da rede da adoção em Cuiabá. Um dos projetos foi para que a licença para pais adotantes seja semelhante à licença-maternidade - e para instituir a Semana da Adoção em Cuiabá.

Bussiki destinou ainda R$ 40 mil de sua emenda parlamentar à estruturação da Ampara, além de propor uma emenda ao Plano Plurianual para criar um programa de incentivo à adoção, a fim de fortalecer o trabalho voltado às famílias interessadas em adotar.

“A adoção é um tema que precisa ser mais disseminado no município. Eu, na Câmara de Cuiabá, estou sendo pioneiro nisso. A prefeitura não tinha uma politica de incentivo à adoção e tenho atuado para dar um suporte aos trabalhos da Ampara. É importante mudar essa realidade e o Poder Público não pode ser omisso”, disse.

Além dos estudantes premiados por suas redações, as instituições de ensino também receberam o certificado de “Escola Amigo da Adoção”. Para a presidente afetiva da Ampara, Rosa Adriane Ramos, trazer a temática da adoção para discussão com os estudantes é garantir um futuro em que a adoção não seja um assunto tão delicado de se discutir.

“Por isso que eu digo, leve, propague, mostre para todo mundo esse projeto. Doe-se. É difícil, mas precisamos divulgar esse tão importante projeto de amparo às famílias que pretendem adotar”, encerrou.

Também participaram do evento o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos, a presidente do Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Lindacir Rocha, entre outras autoridades.

Assessoria de Imprensa/Vereador Marcelo Bussiki


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
18/06 - Audiência Pública
13/06 - Arruamento e abairramento serão discutidos em audiência pública nesta sexta
05/06 - Maio Amarelo - Balanços das ações
22/05 - Câmara realiza sessão solene para entrega de Título Honorífico aos Festeiros do Divino
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
17/05 - Câmara de Cuiabá ressalta importância da tolerância de do respeito ao lembra-se do Dia Internacional Contra a Homofobia
15/05 - Artista moçambicano, Hermínio Dhanlumbo, expõe esculturas no Parlamento cuiabano
11/05 - A abolição de 1888: festejar e pensar
09/05 - Câmara Municipal homenageia Dia das Mães com orquídeas
08/05 - 50 Anos de História, Bairro Cidade Verde Primeiro Conjunto Habitacional de Cuiabá
04/05 - Dr. Xavier diz que idosos têm sofrido agressões no transporte coletivo
02/05 - Dia 02/05 Dia do Taquígrafo | Câmara de Cuiabá parabeniza seus servidores taquígrafos
27/04 - Presidente do SINDATEN participa da Tribuna Livre da Câmara e pede apoio aos edis na causa dos Auxiliares e Técnicos em enfermagem
25/04 - Bussiki cobra esclarecimentos sobre implantação de rodízio de veículos
20/04 - Documentário Moisés Martins será lançado no próximo dia 20, no Cine Teatro Cuiabá
19/04 - Câmara de Cuiabá lembra Dia do Índio
17/04 - Documentário Moisés Martins será lançado no próximo dia 20, no Cine Teatro Cuiabá
12/04 - Malha asfáltica beneficiará mais de 50 mil pessoas em Cuiabá
10/04 - Documentário Moisés Martins será lançado no próximo dia 20, no Cine Teatro Cuiabá
09/04 - Em atenção ao Abril Verde, Câmara de Cuiabá realizará sessões de massoterapia em seus servidores
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.