Início
CIDADANIA EM FOCO
03/09/2018
Audiência Pública na Câmara debate “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”
Brunna Maria - CMC
O plenário do Legislativo da capital sediou hoje (3) uma Audiência pública para comemorar e debater o “Empoderamento da Mulher Negra na Sociedade”, proposição do vereador delegado Marcos Veloso. O parlamentar sublinhou a necessidade de que haja reconhecimento dos direitos da mulher como um todo, “não apenas as negras, vítimas potencial de discriminação geral, feminicídio, infelizmente”, assinalou.

Presentes à audiência, representantes de entidades femininas que defendem a mulher negra sublinharam a necessidade de que as mulheres conquistem, em definitivo, seu espaço social, dissipando-se toda forma de discriminação vigente no País, “algumas disfarçadas e outras claramente visíveis”, pontuaram. Também marcaram presença neste evento membros de áreas artísticas e culturais da capital, entre homens e mulheres, setores que lutam igualmente para extirpar diferenças sociais vivenciadas no dia a dia pelas mulheres negras.

A mulher, recado geral das palestrantes, deve ter consciência de que não é inferior em hipótese nenhuma no cenário masculino e social, pois têm sido condutoras de processos destacados em setores distintos da sociedade, apesar de ainda inferiores numericamente. Exemplo disso, conforme citaram as palestrantes, a pode ser visto no elenco baixo de mulheres detentoras de mandatos eleitorais na Assembleia Legislativa e Câmaras Municipais.

A advogada Alianna Cardoso, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, deu início à sua fala cantando uma das músicas mais conhecidas do povo brasileiro, composição de cunho claramente discriminatório, afirmou:

“Tão comum ouvirmos por aí aquela música “Negra do cabelo duro/, que não gosta de pentear”, cujas estrofes contêm clara mensagens de racismo e machismo. Então, nada de cultuar coisas do tipo. Como vamos parar de produzir machismo se a gente não começar a se envolver? Não sou negra, mas não preciso ser negra para falar do empoderamento da mulher na sociedade. Infelizmente, o perfil escravista no Brasil persiste em qualquer lugar, nunca deixou de existir. Observa-se, por exemplo, que num evento qualquer, que grande parte dos garçons é da raça negra. Ainda não alcançamos uma igualdade social maioria da população é negra, porém detém baixa renda. Precisamos quebrar paradigmas: empoderamento, a meu ver, é compreender que a luta do sistema social político é de todo mundo”.

No seu pronunciamento, a presidente da Diversidade do PDT, advogada Naiene Vidal de Figueiredo, disse que veio à audiência para falar de todas as mulheres, sejam brancas, negras, pardas, índias. “A mulher nasceu para dar à luz, gerar a vida. Buscamos foco para sermos mais valorizadas. Sempre fomos discriminadas, marginalizadas o tempo todo. Se a mulher tem filhos de mais de um casamento, é tachada de leviana ou coisa pior. Não pode sequer se divertir, namorar à vontade, que é julgada socialmente. É preciso frisar uma coisa: a mulher tem direito, sim, de se divertir da forma que quiser. Costuma-se dizer que o homem é “a cabeça da relação”. Até concordo, mas as mulheres representam o pescoço”.

Vidal citou os alarmantes índices de feminicídio no Brasil e mesmo em Mato Grosso. “No nosso Estado, a cada três dias uma mulher é morta, vítima de feminicídio. Não falo aqui de outros óbitos ocasionados por outros motivos. Criamos a Casa Rosa justamente para amparar as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Muitas delas, moradoras de rua, são exploradas em troca de alimentos, estão sofrendo em todos os lugares de Cuiabá, do País e do mundo. Isso precisa acabar”.

Thaís Brasil seguiu a mesma linha das palestrantes acima, sublinhando a importância de que as mulheres se valorizem e tenham consciência do seu poder em todas as esferas sociais, “jamais se deixando inferiorizar diante de qualquer imposição que tente discriminá-las. Mesmo porque, ser mulher representa orgulho. Somos maioria na Nação, dispomos de todos os direitos que os homens desfrutam. Resta impormos nosso papel, unindo-nos para estar gradualmente fortalecidas”.

PALESTRANTES: Alianna Cardoso, advogada, pesquisadora criminóloga, professora de Direito e Filosofia doutorando em Filosofia pela Universidade de Pelotas Mestre em Filosofia pela UFMT Servidora do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/MT, da Pessoa com Deficiência Suplente no Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

Naiene Vidal de Figueiredo: bacharel em Direito e Agronomia, produtora cultural, defensora e militante pelas causas da diversidade e menos favorecidos. Criadora do Projeto Casa Rosa, que abriga a comunidade feminina LGBT vulnerável do sistema presidente da Diversidade do PDT.

Thaís Brasil: advogada, professora na UNIVAG, membro da União Brasileira de Mulheres diretora-geral da Parada da Diversidade LGBT de Cuiabá vice-presidente do Conselho da Juventude.

João Carlos de Queiroz/Secretaria de Comunicação Social - CMC


Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/08 - Estudantes adventistas elaboram projeto para revitalização de Praça Tufik Affi
29/08 - CPI DA SAÚDE - OITIVA CANCELADA
16/08 - Veteranas da enfermagem cobram aposentadoria digna
15/08 - Diego Guimarães se lança candidato a presidência da Câmara Municipal
10/08 - Vereador leva demandas do Aplicativo Pra Cima ao conhecimento do Secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá
06/08 - Após recesso parlamentar, trabalhos da CPI da Saúde são retomados
03/08 - Aprovada oficializada e estabelecida a lavagem das escadarias da Igreja do Rosário em Calendário Oficial da Cidade
10/07 - Projeto que regulamenta atividade de médicos residentes é aprovado após mediação de Luis Claudio
09/07 - Agenda de Atividades Legislativas da Câmara de Cuiabá (Semana 09-13/07)
09/07 - Audiência Pública/ LDO-2019
05/07 - Solene em comemoração ao Dia do Vigilante
28/06 - O vereador convida a população do bairro Poção e região para participar da audiência no dia 29 de junho
18/06 - Audiência Pública
13/06 - Arruamento e abairramento serão discutidos em audiência pública nesta sexta
05/06 - Maio Amarelo - Balanços das ações
22/05 - Câmara realiza sessão solene para entrega de Título Honorífico aos Festeiros do Divino
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
17/05 - Câmara de Cuiabá ressalta importância da tolerância de do respeito ao lembra-se do Dia Internacional Contra a Homofobia
15/05 - Artista moçambicano, Hermínio Dhanlumbo, expõe esculturas no Parlamento cuiabano
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.