Início
NOTÍCIAS
19/11/2019
"Novo Hospital Municipal de Cuiabá representa virada histórica na Saúde", afirma Dr. Xavier
Câmara Municipal de Cuiabá
Parlamentar cuiabano parabenizou o prefeito Emanuel Pinheiro pela entrega de uma obra sonhada por toda a população cuiabana e mato-grossense

Para o vereador Dr. Xavier, a inauguração do novo Hospital Municipal de Cuiabá ontem (18) "descortina perspectivas alentadoras na Saúde Pública, representando praticamente uma virada histórica". O único senão, alerta o parlamentar, reside na deficitária Atenção Básica,
setor que, se devidamente capacitado, seria crucial para prevenir muitas doenças. "Conforme dizem, "prevenir é sempre melhor do que remediar". Porque, independente do rol de unidades SUS inauguradas e aparelhadas modernamente em Cuiabá ou em qualquer outro lugar do país, os problemas de inchaço hospitalar tendem a persistir se não for priorizado uma estrutura eficaz à Atenção Básica, também conhecida como Atenção Primária".

Conhecedor da rotina hospitalar do SUS em Cuiabá, Dr. Xavier disse que tem observado essa lacuna existente entre a Atenção Básica, Secundária e Terciária há tempos. "O ideal seria estabelecer uma ponte uniforme de equilíbrio, com todas funcionando em plena harmonia. A Básica, por princípio, teria de ser estruturada para operacionalizar seu trabalho e facilitar o das demais. Veja bem: se um cidadão é orientado a não ter uma vida desregrada, mantendo hábitos alimentares saudáveis, horário regular de sono, moderação na ingestão de bebidas alcoólicas e praticando esportes, naturalmente que vai evitar muitos transtornos de saúde".

Como exemplo, o parlamentar citou o caso de uma pessoa que eventualmente apresente problemas cardíacos decorrentes do transcurso de uma vida sedentária, sem exercícios e outros cuidados que devem nortear seu cotidiano. "Se alguém, lá atrás, tivesse orientado essa pessoa acerca dos corretos procedimentos do seu dia a dia, talvez ela nunca apresentasse deficiências cardíacas ou outro mal físico. Por vezes, a prevenção tem poder milagroso, mesmo de remédio, escudo protetor..."

Conforme o vereador, a Atenção Básica carece realmente desse olhar atencioso, essencial para que respostas positivas possam ser registradas no contexto geral da Saúde Pública. "É um retorno de dividendos automático: se a Atenção Básica dispor de condições de funcionamento segundo preceitua as normas do Ministério da Saúde, os ganhos do setor serão inevitáveis, com decréscimo progressivo dos índices de doenças". Ele sublinhou que suas palavras não encampam nenhuma crítica à atuação dos servidores. "Eles (servidores) são idealistas no trato das funções delegadas. Querem fazer o máximo, já comprovei, porém encontram pouco amparo para cumprir seus objetivos".

"O vai-e-vem das ambulâncias terapias só vai terminar quando as unidades hospitalares do interior estiverem estruturadas. Enquanto isto não acontecer, a sobrecarga de pacientes no Pronto Socorro de Cuiabá e de Várzea Grande terá continuidade..."

Dr. Xavier traçou ainda um prognóstico que disse não ser alentador para o atendimento rotativo de pacientes nas unidades hospitalares de urgência e emergência de Cuiabá e de Várzea Grande. "Ambos os Pronto Socorro realizam esforços extravagantes para atender quantos desembocam todos os dias. Esse inchaço de usuários SUS nos dois principais municípios do Estado se explica fácil: ocorre pela oferta de serviços médicos não disponíveis no interior de Mato Grosso".

No geral, na sua análise, este novo Hospital Municipal de Cuiabá irá desafogar expressivamente a sobrecarga verificada no atendimento do antigo (Rua General Vale) e nas unidades clínicas da capital conveniadas ao SUS. "Só não significa a solução final de todos os dilemas registrados na Saúde, principalmente em relação à referida sobrecarga, pois quase 50% desses pacientes procedem do interior.  Faz-se imperioso então que os gestores públicos foquem a Atenção Básica como um dispositivo vital na Saúde, minimizando esse quadro tão danoso e responsável por incontáveis óbitos ao longo da história".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/04 - Nota de pesar | Toshio Doi
10/04 - Em reunião com secretária, vereador Eduardo Magalhães verifica plano e novos pontos de vacinação na capital
10/04 - Segurança da Coletividade é pauta de reunião no bairro Duque de Caxias em Cuiabá
09/04 - Artigo - 100 dias de trabalho, trabalho e muito trabalho
08/04 - Câmara lança vídeo em homenagem ao aniversário de Cuiabá
07/04 - CCJR aprova pareceres de projetos durante reunião nesta quarta
07/04 - Alex Rodrigues toma posse como vereador
07/04 - Durante reunião, conselheiros tutelares apresentam demandas a vereadores
07/04 - Dr. Luiz Fernando solicita que município trate pacientes com sequelas da covid
06/04 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
06/04 - Tribuna Livre discute temas voltados à saúde
06/04 - Parceria facilitará que setor do comércio acompanhe trabalhos legislativos
06/04 - Em uma semana, Juca do Guaraná Filho apresentou 52 indicações para melhorias nos bairros
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.