12/12/2019
Projeto cria Dia Municipal das Doenças Inflamatórias Intestinais Crônicas
Câmara Municipal de Cuiabá
O projeto de lei de autoria do vereador Adilson Levante (PSB), que trata sobre a criação da Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Diretos dos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais Crônicas, foi aprovado pela Câmara de Cuiabá durante sessão ordinária desta quinta-feira, dia 12.

A proposta ainda institui o dia 19 de maio como o Dia Municipal das Doenças Inflamatórias Intestinais Crônicas. A Semana Municipal de Conscientização e Defesa dos Diretos dos Portadores desta enfermidade deverá ser realizada todos os anos na semana que compreende o dia 19 de maio.

“O grande objetivo desta proposta é proporcionar conhecimento, a interação e o apoio aos pacientes portadores desta doença”, afirma o parlamentar.

As doenças inflamatórias intestinais crônicas envolvem o trato gastrointestinal, e não apresentam sintomas ou sinais específicos, nem possuem testes de diagnóstico exclusivo.

“A doença é diagnosticada por exclusão, mas possui aspectos característicos para permitir que seja firmado um diagnóstico correto na maioria dos casos. Então, a sociedade precisa se interar sobre essa enfermidade e este projeto vem com este intuito”, finalizou.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em fase final, e segue para a sanção do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá