20/08/2009
Termo de Cooperação Técnica com Intermat deve regularizar região do São Mateus
Luiz Alves
Sessão itinerante no São Mateus
O processo de regularização fundiária da região do bairro São Mateus, em Cuiabá, deve ser viabilizado graças a um Termo de Cooperação Técnica que a Câmara Municipal firmará com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e Agência Municipal de Habitação. A decisão de unir esforços se deu durante sessão itinerante realizada na noite desta quarta (20), a pedido do vereador Chico 2000 (PR). "Vamos marcar uma reunião com o presidente do Intermat, Afonso Dalberto, e não tenho dúvida de que ele atenderá o nosso pedido. Muito em breve deveremos começar as ações", disse o parlamentar.

Na ocasião, o diretor da Agência de Habitação da Capital, João Emanoel, pediu aos moradores que recebam bem os assistentes sociais que forem às suas residências fazer o levantamento da situação dos lotes. "Pedimos que recebam os assistentes sociais que vão fazer o cadastramento para regularizar o lote". Ele também ressaltou a importância de se firmar um convênio com o Intermat. Já o representante do Intermat explicou que o ideal seria transferir o domínio que pertencia à antiga Empresa de Saneamento de Mato Grosso, Sanemat, ao Intermat e, desse modo, o Estado passe a ter condições de regulamentar os terrenos que estão há mais de 30 anos em situação irregular.

Para ajudar nesse processo de transferência, Chico 2000 disse que vai pedir aos deputados federais de Mato Grosso do PR, Homero Pereira e Wellington Fagundes, para que façam essa articulação junto ao governador Blairo Maggi.

CAPS

O parlamentar republicano também convidou a comunidade para participar de uma reunião na Base de Policiamento Comunitário da região com a secretaria Municipal de Saúde as 18h30 de hoje (20) quando será feito um abaixo-assinado em prol da liberação de uma área pertencente ao governo do Estado, localizada em frente ao posto da Polícia Comunitária, para que seja construído um Centro de Atendimento Psíquico Social, o CAPS. Os recursos na ordem de R$ 400 mil para a viabilização do projeto estão garantidos no orçamento geral deste ano. "Remanejamos o recurso que seria gasto com propaganda e publicidade da prefeitura e transferimos para a secretaria de Saúde", explicou. O vereador adianta que a previsão é colher pelo menos mil assinaturas.

Pollyana Araújo