30/09/2021
Vereadora volta a cobrar investimentos no esporte de Cuiabá
Walfredo Rafael/Secom Câmara
A vereadora Michelly Alencar (DEM) voltou a cobrar investimentos e planejamento para a área de esportes em Cuiabá. A reivindicação da parlamentar se deu em razão do resultado da capital nos Jogos Escolares Mato-grossenses. Nas modalidades coletivas das crianças entre 12 e 14 anos, Cuiabá não ganhou nenhuma medalha.

“Os Jogos Escolares são um momento onde jovens e crianças de todo o Estado ficam mobilizados em prol do esporte. E como é bom falar desse tema que remete a esperança e futuro. No entanto, a notícia negativa é de que Cuiabá não ganhou nenhum troféu nas modalidades coletivas nas categorias de 12 a 14 anos. Isso mostra a realidade de como esporte vem sendo tratado na nossa capital, com falta de planejamento e investimentos da atual gestão. Os jovens atletas não estão tendo o respeito e atenção que merecem”, disse a vereadora.

A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-Grossenses é classificatória para os Jogos Escolares Brasileiros. Todas as partidas foram realizadas sem público, somente com acesso aos espaços de competição os atletas, árbitros e técnicos. Em outubro serão realizadas as competições dos esportes individuais natação, atletismo, ginástica rítmica, judô e xadrez.

“Os jogos escolares fazem parte da formação de nossos jovens atletas. Muitas vezes, é por esse caminho que grandes talentos são revelados. Investir em esporte é garantir um ambiente e uma sociedade melhor. Infelizmente nossa capital não tem priorizado as políticas públicas para o esporte”, disse a vereadora.

A parlamentar ressaltou que apresentou um anteprojeto de lei que garante passe livre no transporte coletivo para os jovens atletas da capital poderem irem para os seus treinos. A proposta abrange todas as modalidades esportivas e atenderá pessoas registradas em associações ou federações esportivas, estendendo a garantia aos acompanhantes de menores de 14 anos e ao acompanhante responsável pelos cuidados do paratleta. “Eu acredito no esporte como fator de inclusão social e transformação de vidas, por isso levanto essa bandeira e continuarei cobrando ações para esse público”, finalizou.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar