26/10/2021
Câmara realiza abertura da exposição de artes "Nascidos da Terra"
Walfredo Rafael/Secom Câmara
A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A Câmara Municipal de Cuiabá deu abertura na manhã desta terça-feira (26) a Exposição de Artes intitulada "Nascidos da Terra". A ação, realizada pelo Núcleo de Cultura, apresenta as obras dos artistas plásticos Victor Hugo e Dayana Trindade.

Os quadros dos artistas ficarão expostos até o dia 12 de novembro na recepção do Legislativo. Vale lembrar que a exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), destacou a importância da apresentação que reabre os trabalhos culturais na Câmara.

"Além de aproximar a população do Legislativo, essa exposição promove e fomenta a cultura cuiabana e valoriza os nossos artistas que também foram impactados pela pandemia do coronavírus", comentou.

O primeiro vice-presidente do Legislativo, vereador Lilo Pinheiro (PDT), esteve pela manhã na mostra para realizar a abertura da exposição e falou da intenção de aproximar os artistas da sociedade.

"São duas gerações, uma já consagrada e outra que caminha para a consagração. Mas são talentos natos que a Câmara Municipal de Cuiabá dá oportunidade para apresentação de seus trabalhos. A Casa sempre estará de portas abertas para valorizar os artistas cuiabanos, bem como aproximá-los da sociedade", explica o parlamentar.

O artista Victor Hugo esteve presente na abertura e contou da importância da arte na vida do indivíduo e seu poder de transformação.

"A arte é importante de maneira geral para o ser humano. Ela tem um poder muito grande de transformação, de mexer com a pessoa, principalmente neste momento que estamos passando, de não poder sair, as pessoas estão muito estressadas. Até com a queimada do Pantanal do ano passado, nós estamos mostrando que tudo se renova com esperança e fé", relata Victor Hugo.

A artista plástica Dayana Trindade conta que todos seus trabalhos são feitos de experiências pessoais e tem a intenção de transmitir a mesma sensação que ela teve ao pintar seus quadros.

"Eu desenho em cima daquilo que eu senti fazendo a obra, isso transmite uma sensação que é exposta na obra. Eu quero que as pessoas também tenham essa sensação que eu tive, de paz, de alegria e amor. É sempre assim, elas são feitas de uma experiência que eu tive e quero que a pessoa sinta", relata Dayana.

O coordenador de Cultura, Joaci Conceição Silva, explica a importância dessa exposição que carimba a volta dos trabalhos culturais na Câmara.

"Nós estamos muito felizes com a  retomada das ações da Coordenadoria de Cultura da Câmara, que a gente pode brindar o público e nossos colegas aqui da Casa com uma exposição deste nível com artistas muito talentosos", disse Joaci.

Ele ainda abre o convite para outros artistas que tenham o interesse de expor seus trabalhos.

"O espaço está aberto aos artistas. Nós sugerimos que aqueles que queiram expor no nosso espaço entre em contato com a Coordenadoria de Cultura da Casa para que possamos atendê-lo, abrindo uma agenda e fazendo uma programação", convida o coordenador.

Artistas que desejarem expor seu trabalho em futuros momentos podem contatar a Coordenadora de Cultura através do telefone (65) 3617-1517 ou pelo e-mail: cultura@camaracuiaba.mt.gov.br.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom