23/05/2023
Maysa Leão se reúne com o prefeito Emanuel Pinheiro para debater ausência de terapias para autistas e neurodiversos
Secom

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) se reuniu nesta segunda-feira (22), com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para tratar sobre a falta de terapias para crianças autistas e neurodiversos, assim como a solução para o funcionamento do Centro de Terapias, defendido como prioridade pela vereadora. O convite foi feito pelo gestor na Capital na última semana e a reunião aconteceu na Prefeitura de Cuiabá.

Também participaram os vereadores Lilo Pinheiro, Luís Cláudio, e Jeferson Siqueira. Durante a reunião, o prefeito fez o compromisso de articular a estruturação de um Centro de terapias para as crianças e jovens autista nos próximos meses, e compreendeu os prejuízos que a falta delas ocasiona na vida dos estudantes autistas e neurodiversos.

“Mesmo sendo uma vereadora de oposição e tendo posicionamentos divergentes, jamais deixaria de aceitar um convite do prefeito e dessa comissão – que se formou após uma audiência pública para que possamos ver a abertura do Centro de Terapias de Cuiabá, que hoje não existe, deixando as crianças autistas, neurodiversas, e com outras condições, sem esse amparo contínuo, preciso e necessário”, pontuou Maysa Leão.

A vereadora vai acompanhar essa estruturação até que o Centro seja inaugurado e os atendimentos de fato iniciados.

A luta pela inclusão e pelos direitos dos autistas é uma das bandeiras defendidas por Maysa. Esta é a primeira vez em que a parlamentar se reúne com o prefeito, desde que assumiu seu mandato em outubro de 2022.

Lei do Fluxograma

Na semana passada, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) cobrou da Prefeitura de Cuiabá, o cumprimento da Lei de publicização do fluxograma da jornada do paciente com autismo ou outra neurodiversidade. O Fluxograma serve para que as famílias saibam qual caminho seguir quando há o possível diagnóstico.

A regulamentação de n° 6.836/2022 é de autoria da parlamentar e entrou em vigor em junho do ano passado. Esta lei determina que o fluxograma deve estar disponível no site da Prefeitura, redes sociais, e unidades de saúde do município. O documento deve conter também o local de realização do diagnóstico, local para realização dos exames, locais de atendimento especializado, e serviços de reabilitação, quando necessários.

Da Assessoria