Início
NOTÍCIAS
10/05/2011
Arte Pós-Descarte de ‘Raízes da UFMT’ desperta curiosidade em exposição na Câmara de Cuiabá

Pelo menos 10% das árvores derrubadas acidentalmente em áreas urbanas das maiores cidades de Mato Grosso podem continuar tendo alguma utilidade, antes de serem consideradas inservíveis ou mesmo incineradas. A tese é sustentada pelo professor Darcy Secchi, coordenador do Projeto Arte Pós-Descarte na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em exposição no saguão da Câmara de Cuiabá.

 A exposição “Raízes da UFMT” foi feita com restos de um exemplar de mogno – árvore nativa da Amazônia cuja exploração comercial é proibida, que foi arrancada, com raiz e tudo, dentro do Campus Universitário, durante temporal ocorrido  no final do ano passado. “Na floresta, o mogno não pode ser retirado. É crime. Esse exemplar nos foi dado ‘de presente’ pela própria natureza”, argumenta Darcy Secchi.

 Os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), coordenados por Secchi, estão extraindo madeira de locais impróprios, terrenos baldios, canteiros, lixões, margens de córregos e similares para desenvolver sua arte.

 “Interessante que o trabalho é para interferir o mínimo possível no formato, contorno e tamanho original do resto de árvore”, aponta a secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara de Cuiabá, Daniela Ribeiro Cardoso, responsável pela operacionalização da parceria com a UFMT. Daniela Cardoso citou que o material descartado serviu para arte, moveis e utilitários, o que tem impressionado os visitantes da exposição.

 O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), aponta que a parceria com a UFMT é uma das muitas que o Poder Legislativo da Capital tem feito, nos últimos meses, para inserir a cultura e a valorização da arte de Mato Grosso, no cotidiano do Palácio Paschoal Moreira Cabral. “Em cada semana, temos apresentado uma exposição diferenciada, no saguão desta Casa de Leis”, argumenta o presidente Júlio Pinheiro.

Ronaldo Pacheco



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
07/08 - Nota de Pesar| Laurice de Souza da Silva
06/08 - Vereadores aprovam e Juca do Guaraná será homenageado com nome em viaduto
06/08 - Misael Galvão reúne com secretários e intermédia retorno do asfalto do Altos da Serra II
06/08 - Vereadores aprovam sete decretos legislativos
06/08 - Viaduto da Avenida das Torres receberá o nome de Juca do Guaraná
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.