Início
NOTÍCIAS
12/07/2011
Júlio Pinheiro e Arnaldo Penha abrem espaço para lideranças comunitárias da Capital

‘Político que não esta junto com o movimento comunitário é político morto’, desta forma o prefeito de Cuiabá em exercício, Júlio Pinheiro (PTB), deu início a reunião, realizada nesta segunda (11/07) na Secretaria de Educação do Município, com os presidentes e lideranças das associações de bairros das regiões Oeste, Norte e Leste.

Mais de cem pessoas dentre elas representando dos bairros da capital, a convite do prefeito, estiveram reunidas para debater as problemáticas emergenciais que ocorrem nas regiões da baixada cuiabana. Estavam presentes o Presidente interino da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Penha; o secretário de transporte Edivá Alves;  Paulo Borges, secretário de infraestrutura do município; os Vereador Leonardo Oliveira ( PSDB), Misael Galvão(PR) ; Adevair Cabral(PDT) ; representantes da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros - UCAMB e outras autoridades que analisaram os assuntos trazidos em pauta pelos comunitários.

Durante a reunião foram selecionados cinco representantes de regiões que apresentaram as dificuldades enfrentadas em seus bairros e locais adjacentes, as mais citadas foram nas áreas de infraestrutura,  o desperdício e falta de água , segurança, a falta de espaço reservado para o esporte e lazer e regularização Fundiárias.

Outro assunto polêmico levantado foi à defasagem no atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a precariedade dos postos de saúde e policlínicas. ‘É uma pena a ausência do secretário de saúde do município nesta reunião, pois teríamos muita coisa para informar-lo, acredito que ele esteja viajando’, indaga Gonçalo liderança da região do CPA.

Para atender as regionais, Júlio Pinheiro, garantiu que vai disponibilizar máquinas e duas equipes para cada uma das cinco regionais (Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural) para atender as emergências dos bairros. Até o dia 16,  Pinheiro espera trazer de volta o projeto Aprender Fazendo, tendo como meta o combate ao desemprego, e que voltará com novas adequações. ‘Determinei que dentro do programa Aprender Fazendo seja disponibilizado, para cada regional, duas equipes com trabalhadores que sejam treinados para atender as emergências, serão contratadas 700 pessoas ’, disse Pinheiro.

O Prefeito em exercício informou também que nesta semana assinou um decreto que beneficia as pessoas que lutam pela regularização fundiária de seus terrenos, problemática enfrentada até mesmo nas áreas centrais de Cuiabá. ‘ O Contrato de Cessão de Direito Real de Uso - CDRU não será mais cobrado dos proprietários dos terrenos que passam pelo processo de legalização ‘, diz Júlio.

Arnaldo Penha, que tem incentivado o estreitamento na relação entre câmara, prefeitura e as lideranças comunitárias enfatiza a importância dos gestores da capital firmarem uma parceria com as associações de bairros.  ‘ Somente através de um dialogo aberto com os comunitários poderemos acompanhar as reais necessidades de nosso município, temos que receber muito bem estas lideranças e pontuar as necessidades emergências para atendê-las, pois eles sim representam a voz do povo’, relata Penha relembrando sua militância como líder comunitário.

Ficou formalizado que dois representantes de cada regional terão um canal aberto, periodicamente, para informar as problemáticas dos Bairros. ‘ Na próxima semana retorno para câmara, mas daremos continuidade neste processo de comunicação que abrimos com a comunidade’, pontua Júlio Pinheiro.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/04 - Indicação de vereador garante limpeza de área verde
21/04 - Vereador Eduardo Magalhães apresenta indicações solicitando serviços em bairros de Cuiabá
21/04 - Empreendedorismo feminino é incentivado com projetos de Maysa Leão
20/04 - Vereadora Michelly pede prioridade de vacinação para gestantes
20/04 - Vidal pede revitalização de creche, implantação de linha de ônibus e saneamento básico em três bairros de Cuiabá
20/04 - Juca do Guaraná Filho participa da posse da nova diretoria COMEC
20/04 - “Provamos que o lockdown é uma medida efetiva”, diz secretária de saúde de Araraquara (SP)
20/04 - Câmara aprova projetos de lei em primeira votação na sessão desta terça
20/04 - Vereador sugere que escolas municipais sejam utilizadas como pontos de vacinação
20/04 - Maysa Leão visita ponto de vacinação na ALMT e pede utilização da 2ª dose em quem ainda não foi imunizado
20/04 - Após luta de vereador, Agentes de Trânsito e de Fiscalização são vacinados contra a Covid-19
20/04 - 14 bairros de Cuiabá recebem indicações do vereador Eduardo Magalhães
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.