23/09/2011
Pastor Washington defende combate permanente ao tabaco em Cuiabá
Luiz Alves

Campanha permanente de orientação à crianças, jovens e adultos sobre os riscos do tabagismo, deverá ser instituída na Capital matogrossense, visando fortalecer a educação no combate ao fumo e à dependência química.  A proposta foi apresentada em sessão ordinária, nesta quinta-feira (22/09), no Legislativo Municipal, durante sessão plenária, pelo vereador Pastor Washington Barbosa, do Partido Republicano Brasileira (PRB).

Segundo ele, estudos mostram que cerca de 90% dos fumantes tornam-se dependentes da nicotina entre 05 e 19 anos de idade, sendo esta a razão de incentivar a educação a respeito dos malefícios do cigarro, impedindo a proliferação do uso de produtos produzidos através do tabaco.

“Reportagens divulgadas pela imprensa local dão conta que está em crescimento o consumo de similares ao cigarro comercializado”, observa o parlamentar. Ele citou como exemplo “o arguille (recipiente usado para o consumo do tabaco), o fumo de corda, cigarro de palha, cigarros aromatizados, entre outros”.

Washington Barbosa afirmou ainda que “o sucesso dos melhores projetos de saúde estão embasados na mudança de hábitos da sociedade,” ele também observou que o convencimento dos jovens, além de uma discussão preventiva, poderá ser uma das principais formas de combate ao fumo.

No projeto de lei apresentado pelo vereador fica estabelecido que órgãos municipais responsáveis por Políticas Públicas dirigidas às crianças, adolescentes e jovens, especialmente às Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, deverão em articulação com os órgãos colegiados e organizações não governamentais, propagar permanentemente campanhas de orientação sobre os riscos do uso do tabaco.

Para a lei se firmar, serão impressos pelos órgãos responsáveis da Prefeitura de Cuiabá, folders, cartazes, banners e cartilhas de orientação sobre as doenças associadas ao uso do tabaco. Esse material será distribuído gratuitamente em escolas, faculdades e universidades das redes públicas municipal, estadual e particular, e em academias de ginástica e ginásios de esportes, entre outros locais.

Adrielle Piovezan