Início
NOTÍCIAS
12/03/2012
População recebe orientações sobre como evitar acidentes com animais peçonhentos
Luiz Alves
População visita exposição na Câmara de Cuiabá
Os cidadãos que estiveram no saguão da Câmara Municipal de Cuiabá na manhã de hoje (12), puderam conhecer melhor os diversos animais peçonhentos que habitam a nossa região.

A iniciativa da Câmara, em parceria com o Núcleo de Apoio em Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como objetivo orientar e esclarecer a população sobre o perigo que aranhas, escorpiões e cobras, entre outras espécies, podem oferecer neste período chuvoso. Isto, porque a época é propícia para a migração destes animais para áreas com maior incidência de seres humanos. 

Para Frank Franco, que é jardineiro, a exposição “foi ótima, tirei minhas dúvidas e saí bem informado, mas espero nunca encontrar com um deles”, frisou.

A exposição conta com um acervo de mais de 20 animais, que podem ser tanto visualizados (em fotos e vidros), como também tocados, já que há um serpentário com cinco espécies, entre elas a jibóia, considerada mansa e não carrega veneno.

“Foi muito bom, porque deram uma orientação e a gente passou a conhecer melhor os animais. E, se a gente se deparar com um, já sabe como reagir”, destacou Rubia Simone da S. Oliveira, funcionária do legislativo.

O evento é uma oportunidade de orientar a população sobre qual animal é realmente perigoso, principalmente porque várias espécies de aranhas e escorpiões acabam se fazendo presentes em diversas casas. Só no ano passado, foram registrados 364 casos de acidentes em Cuiabá.

Um dos aspectos destacados por Ludmilla Fernandes, que cursa biologia, é estagiária da UFMT e prestava orientações na exposição, foi a possibilidade de acabar com mitos e orientar a população como deve proceder diante de certos animais. “As cobras não atacam o homem porque ele não é visto por ela como uma presa, além disso, esse ataque gera um gasto de energia muito grande pra ela. Ela só ataca se considerar que está correndo algum risco ou está sem espaço para fuga”.

Uma das orientações na exposição é nunca tentar pegar o animal, mas procurar com a ajuda de uma vassoura ou rodo, afastá-lo, para que volte à natureza. Outro ponto é com relação à rapidez das serpentes, por isso nunca se deve tentar apanhá-la. O ideal é chamar o Corpo de Bombeiros, pois eles têm treinamento adequado para lidar com estes animais.

A exposição permanece na Câmara Municipal de Cuiabá até amanhã (13), no período das 7h30 ás 11h30.

Luciana Oliveira Pereira



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
11/08 - Escola é revitalizada no bairro Altos da Glória por indicação de Misael Galvão
10/08 - Artigo| Volta às aulas somente com 100% de segurança !
10/08 - Nota de Pesar | Adir Sodré
10/08 - Lei de Diego Guimarães institui plano emergencial de ativação econômica em Cuiabá
10/08 - CPI do Feminicídio encerra os trabalhos
08/08 - Nota de Pesar | Bispo Dom Pedro Casaldáliga
07/08 - CPI do Saneamento prossegue com oitivas nesta sexta
07/08 - Vereador Abilio homenageia a Polícia Militar pelos 13 anos da Coordenadoria de Assistência Social
07/08 - Projeto aprovado em sessão homenageia líder comunitária do 1º de Março
07/08 - Sala da Mulher entrega kit combate covid-19 para área da limpeza
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.