14/03/2013
Macrean quer reabertura do Colégio Delmira Monteiro
Para o vereador Macrean dos Santos, PRTB, a Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Educação, precisa se posicionar urgentemente no tocante à reabertura do Colégio Delmira Monteiro de Figueiredo, um dos complexos que se destacaram como base de apoio à educação no Pedregal, anos atrás. Foi o que enfatizou hoje (14-03), na Câmara Municipal. "Porém, já faz um bom tempo que isso mudou pra bem pior, culminando com a desativação inexplicável desse colégio".

Macrean afirmou não entender o porquê de uma instituição educacional tão importante para a região do Grande Pedregal ter sido relegada ao abandono. "O Colégio Delmira Monteiro atendia aproximadamente 200 alunos (ensino fundamental). Era uma referência regional. Infelizmente, o imóvel do educandário está jogado às traças, abandonado, sem qualquer serventia. Enquanto isso, além do próprio Pedregal, também os estudantes dos bairros adjacentes (Renascer, Jardim Leblon e Bosque da Saúde) carecem de vagas para estudar".

No sentido de encontrar alguma solução para o impasse, o vereador agendou reunião com membros do Conselho da Escola Orlando Nigro e pais de alunos. "Nessa reunião, vários pais se queixaram da falta de vagas para seus filhos. Simplesmente não conseguem encaixá-los. Já o Colégio Orlando Nigro está sobrecarregado, em face da demanda acentuada".

Uma outra providência do parlamentar foi expor o caso ao secretário de Educação do município, Gilberto Gomes Figueiredo, oportunidade em que reivindicou a urgente reativação da Escola Delmira Monteiro. Segundo Macrean, o secretário se comprometeu a resolver essa questão.

"Salientei a necessidade de que o Delmira Monteiro seja reaberto, reativado, e volte a prestar os bons serviços à comunidade do Pedregal e imediações. O secretário esteve 'in loco' no local, e chegou inclusive a anunciar uma reforma completa do prédio para readequá-lo novamente à antiga função. Mas, até agora, nada aconteceu de concreto. Estamos aguardando a concretização do prometido".

João Carlos Queiroz Secom/Cuiabá