Início
NOTÍCIAS
19/07/2013
Vereador Oséas Machado e secretário Elias discutem agricultura familiar
A transferência da gestão do Fundo Municipal de Política Agropecuária (Fumpagro) para a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico foi à principal pauta da visita feita no final da manhã de ontem (18-07) pelo vereador Oséas Machado (PSC) ao secretário da Pasta, Elias Alves de Andrade.

A indicação apresentada pelo parlamentar cuiabano é reivindicação das comunidades rurais de Cuiabá, e prevê ampliação dos investimentos na agricultura familiar através de implementação de pequenas agroindústrias, apoio logístico, fomento na produção, assistência técnica, difusão da tecnologia voltados para o abastecimento escolar e ampliação da produção hortifrutigranjeira.

“Nosso objetivo é ver uma produção de qualidade na nossa região. E com a Fumpagro sendo gerida pela Secretaria haverá um aprimoramento das atividades dos produtores. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito. Estamos aqui para ouvir as comunidades e buscar a solução dos problemas que os produtores enfrentam”, disse Oséas.

Com a transferência, será ativado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agrícola. Segundo o secretário Elias de Andrade, esse processo está em andamento. “Já fizemos um ofício e estamos otimistas. Será importante porque estamos completamente sem recursos para investimentos”, salientou. Farão parte deste Conselho representantes da Secretaria da Fazenda, Trabalho e agricultores.

Além da Fumpagro, o vereador Oséas Machado encaminhou ao secretário um levantamento feito pelo seu gabinete, que diagnosticou pontos positivos e negativos da região do Cinturão Verde – Pedra 90. Ele sugeriu a implantação do Arranjos Produtivos Local (APL), com o objetivo de tornar a região do Cinturão um grande celeiro de produção através de linhas de crédito, qualificação e apoio técnico.

Outro assunto importante questionado pelo vereador é a padronização das feiras livres e condições higiênicas, bem como sua manutenção. O secretário Elias informou que a Prefeitura realiza levantamento e que todas as irregularidades serão resolvidas.

“Uma equipe técnica da Prefeitura foi até Uberlândia, a fim de ver o modelo de trabalho das feiras livres daquela cidade. Um dos nossos projetos é para que a Prefeitura se responsabilize totalmente pelas feiras e acabe inclusive com os trabalhos ilícitos de pessoas que comercializam pontos para feirantes. Isso é irregular e já enviamos denúncia ao Ministério Público”, concluiu Andrade.

Assessoria Secom/Câmara (colaborou Dayane Sena)



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
23/07 - Misael e Prefeito visitam bairros da região Norte de Cuiabá
22/07 - População e funcionários sobem o morro de Santo Antônio
22/07 - Câmara promove readequação e gera economicidade
22/07 - População e funcionários sobem o morro de Santo Antônio
22/07 - Câmara promove readequação e gera economicidade
18/07 - Câmara limpa a pauta e encerra semestre legislativo
18/07 - NOTA DE ESCLARECIMENTO
18/07 - Contas do município são aprovadas na Câmara
18/07 - Vereadores prestigiam entrega de estação elevatória pelo prefeito
18/07 - Estudante faz vaquinha digital para realizar sonho de ser astronauta
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.