Início
NOTÍCIAS
05/08/2013
João Emanuel afirma que Câmara Municipal reinicia atividades com disposição redobrada
Em entrevista concedida hoje (05-08) ao Jornal da Manhã (TV Record – Gazeta), o presidente João Emanuel, PSD, discorreu sobre o reinício das atividades na Câmara, após o recesso parlamentar, e os avanços do Legislativo Municipal nesse primeiro semestre de 2013. Emanuel defende que os vereadores desempenharam suas funções a contento da expectativa da população, e previu “maior desenvoltura e saldo ainda mais eficiente a partir de agora”.
 
Houve ainda – ressaltou o dirigente parlamentar - uma mobilização sincronizada entre a Casa de Leis e a comunidade, “representada por lideranças que se expressaram na Tribuna Livre e, também, nas sessões itinerantes e audiências públicas regionais”. Mobilizações que resultaram em atendimento emergencial a diversas demandas apontadas pelos munícipes. 

“Tivemos uma série de embates positivos nesse primeiro semestre, com pontuação positiva. Mas isso exigiu muito esforço de todos os detentores de mandato parlamentar, não apenas os integrantes da atual Mesa Diretora”. 

Emanuel afirmou que as comissões parlamentares do Legislativo se incorporaram igualmente ao espírito dinâmico da atual legislatura ‘para trabalhar firme e em sintonia direta com as demandas sociais’. “Foram de importância fundamental para oficializar muitas conquistas oficializadas nesses seis meses de 2013. Registraram desempenho excepcional para atender as reivindicações comunitárias, focadas na concepção de serviços prioritários à sociedade”. 

No geral, na interpretação do seu presidente, a Câmara de Cuiabá atuou 100%, “determinada a fazer cumprir dispositivos que atendam os pleitos emanados pelos habitantes da cidade e do município inteiro”. Várias parcerias com instituições públicas e privadas, em áreas distintas, reforçaram o alcance das metas parlamentares por Cuiabá, observou. 

“Sozinhos, não chegamos a lugar algum. É preciso estabelecer uma corrente solidária com os segmentos da sociedade que estejam objetivamente dispostos a trabalhar para o alcance de ganhos coletivos”.

Emanuel afirmou ainda que, à parte dessas parcerias que têm resultado em frutos positivos aos clamores sociais, o Legislativo cuiabano tem atuado de forma segura e independente, “sem ser subserviente a qualquer Poder, principalmente ao Executivo. “Tudo aquilo que for compatível às necessidades da população, podem contar com a Câmara”.

Entre as conquistas consolidadas pela Casa de Leis no primeiro semestre, incluem-se o não aumento do IPTU e da água (pela CAB), atendimento às reivindicações dos profissionais da Educação, manutenção das 500 famílias que estavam ameaçadas de despejo no Doutor Fábio. 

Também a instituição da Comissão de Combate às Drogas (que já conseguiu a internação de mais de 40 pessoas), e a votação dos projetos relacionados ao transporte coletivo, vetados pelo Executivo, temas de audiência pública neste segundo semestre parlamentar, integram-se à agenda de ações do Parlamento e da atual Mesa Diretora. 

“No geral, trabalhamos bastante. E com o reinício do segundo semestre, já com sessão plenária nesta terça-feira, 06-08, pela manhã, prevê-se que este novo ciclo de atividades parlamentares pode inclusive superar o primeiro, em termos de resoluções destacadas”.

O vereador Renivaldo Nascimento, PDT, fez algumas críticas relativas ao Regimento Interno. Ele entende que o atual regimento “concede muitos poderes à presidência”. 

Emanuel minimizou essas colocações do colega de Câmara, classificando-as como pontuais. Conforme ressaltou, a revisão do Regimento Interno foi um dos dispositivos de sua campanha à presidência da Casa de Leis. 

“Tanto que mobilizamos a vinda de uma comissão do Senado da República para efetivar alterações no Regimento Interno, a fim de adequá-lo à realidade legislativa do nosso município. Apoiamos quaisquer mudanças que incorporem dispositivos que assegurem a plena liberdade democrática brasileira”.

João Carlos Queiroz Secom/Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/08 - Dr. Xavier comemora iluminação do Mini-estádio da Cidade Alta
21/08 - Nota de pesar: Bussiki lamenta falecimento de assessora
20/08 - O vereador Renivaldo promove projeto que proporciona melhor circulação de veículos em vias
20/08 - Orivaldo da Farmácia aprova projeto de lei da enfermagem durante sessão
17/08 - RECONHECIMENTO: Câmara aprova a criação do Dia do Procurador do Estado
17/08 - Ex-secretária confirma situação de nepotismo e diz ter sido um dos motivos para sua saída da Saúde de Cuiabá
16/08 - Veteranas da enfermagem cobram aposentadoria digna
16/08 - Aprovado projeto do Dr. Xavier que garante 5% de moradias públicas às mulheres vítimas de violência.
16/08 - Toninho de Souza apoia karateca campeão Brasileiro 2018 morador do Coophamil
16/08 - Vereador Toninho de Souza apresenta indicações de tapa buracos para bairros de Cuiabá
15/08 - Vereador Lilo Pinheiro apoia mães de Crianças Autistas para a efetivação de Centro Integrado de Atendimento
15/08 - Vereador Misael Galvão apresenta indicação de Revitalização da Praça Júlio de Lamônica
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.