08/05/2008
Família de Gastão de Mattos Müller recebe homenagem de Lutero
Luiz Gois
Frederico Muller e esposa se emocionam com homenagem
A família do Professor e Senador Gastão de Mattos Müller foi homenageada pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá Lutero Ponce, na inauguração da placa nominativa da escola municipal de educação infantil que leva o nome do Senador e Professor no bairro Pedra 90. O vereador Lutero Ponce (PMDB) pela primeira vez não pôde comparecer à cerimônia em decorrência de compromisso inadiável, mas foi representado pelo secretário de Apoio à Cultura da Câmara Municipal, Valmir Leite.

A implantação da placa é regulamentada pela Lei Municipal 4.992 de 25 de julho de 2007 que tem origem em projeto do vereador Lutero Ponce. A Lei estabelece a obrigatoriedade das placas nominativas dos logradouros públicos municipais trazerem foto e um resumido histórico de quem foi aquele que empresta o nome à instituição.

As mais de 400 crianças que participaram da cerimônia de inauguração da placa na escola Senador Gastão de Mattos Muller puderam levar para casa panfleto semelhante à miniatura da placa.

Segundo a diretora da Escola que atende 1.600 alunos, Elza Maria Kerkhof, esse projeto veio em boa hora já que a placa da escola havia sido roubada há algum tempo. “Esse projeto é de uma significância histórica e patriótica, para o conhecimento dos alunos tem um sentido muito significativo”, afirmou.

De acordo com Frederico Muller, a homenagem a seu pai veio no dia do aniversário de 12 anos de morte de Gastão. “Acho importante o resgate da história dessas pessoas, história que tende a se perder. Cuiabá, que tem 300 anos, foi feita por homens e mulheres que fizeram a cidade chegar aonde chegou, por isso merecem a homenagem. Tenho certeza que essas crianças que aqui estão vão aprender, crescer e serem dirigentes dessa cidade”, disse.

Segundo o secretário Valmir Leite, é graças aos professores que se constrói um país e o vereador quis com o projeto de lei valorizar essas pessoas que prestam relevante serviço à comunidade. “Eu sempre digo que vereador Lutero Ponce estava inspiradíssimo quando criou esse projeto que agora é Lei”, ressaltou.

Gastão de Mattos Muller, pai de três filhos, formou-se bacharel em Direito na primeira turma da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), lecionou história geral, história do Brasil, geografia e teoria geral do Estado. Trabalhou nos colégios Liceu Cuiabano e Ginásio Brasil de Cuiabá, Colégio Estadual de Mato Grosso, Escola Normal Pedro Celestino e na Faculdade de Direito da UFMT. Como atuante político, Gastão atuou nos extintos partidos políticos PSD, ARENA e MDB, foi deputado federal por três legislaturas, entre 1967 e 1978 e senador da República de 1979 à 1986, secretário Chefe da Casa Civil de Mato Grosso, secretário de Justiça e Segurança de Mato Grosso. Muller também se envolveu com a Comunicação sendo membro da Associação Mato-grossense de imprensa e diretor do Jornal “O Social Democrata”.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Glaucia Colognesi

26/04 - Kássio Coelho visita obras de escola municipal na Capital
26/04 - Ex-prefeito de Cuiabá e motorista de aplicativo fazem uso da Tribuna Livre
26/04 - Chico 2000 garante compromisso da prefeitura para obras de campo society