Início
NOTÍCIAS
13/03/2017
Vereador cobra soluções para abandono da região do Centro Histórico de Cuiabá
Ednei Rosa - Secom CâmaraCbá

O vereador Abílio Junior cobrou do secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Singlair Musisl e com o secretário de Ordem Pública de Cuiabá, coronel Campos Salles, melhorias na segurança e infraestrutura do Centro Histórico de Cuiabá, bem como o atendimento aos moradores de ruas e usuários de drogas que perambulam pela região. As reuniões foram feitas na manhã desta sexta-feira (10.03).

Considerado como importante espaço para fomentar o turismo regional, a região foi alvo de vistoria do vereador Abílio Junior, nessa quinta-feira (09.03). Pontos turísticos como o Morro da Luz, pela sua beleza natural e vista panorâmica da Capital e as igrejas do Rosário, Senhor dos Passos e as ruas de seu entorno, bem como o Beco do Candeeiro, pela sua importância histórica e por serem símbolos do berço do que a cidade é hoje, serão pauta de audiência pública proposta pelo vereador Abílio Junior, com apoio dos vereadores Sargento Joelson (PSC), Eliseu Nascimento (PSDC), Marcos Veloso (PV) e Felipe Wellaton (PV).

“São importantes áreas históricas de Cuiabá, de um potencial turístico enorme, mas que hoje abrigam pontos de prostituição, comércio e uso de drogas, ou seja, como verdadeiras ‘cracolândias’. São situações que amedrontam quem transita por esses locais e que afastam por completo os turistas que visitam nossa cidade”, avaliou o parlamentar.

A vendedora e estudante Ana Lúcia de Almeida, de 22 anos, conta que é bastante difícil enfrentar a rotina diária de transitar pela região. “Como eu trabalho aqui no Centro e faço faculdade à noite, tenho que pegar o ônibus aqui, que é bastante preocupante. A gente sempre tem receio de ser assaltada ou violentada”, disse a jovem, que utiliza o ponto de ônibus do Morro da Luz.

Para o vereador é de fundamental importância que o poder público e demais entidades e instituições voltadas para área de segurança pública, turismo, saúde, assistência social, dentre outros setores, busquem maneiras de solucionar essa problemática.

Arquiteto e urbanista, o vereador entende que a Ilha da Banana, por exemplo, que durante a visita, encontrava-se em total abandono, com presença constante de usuários de drogas, deveria ser completamente demolida e que os moradores do local, sejam remanejados para algum local onde poderiam receber algum tratamento voltado para tratamento do vício.

“Para isso, penso que o poder Executivo, com apoio de entidades religiosas e assistências vejam alguma parceria para que possa ser dada a ajuda que essas pessoas aqui carecem”, sugeriu Abílio, ao enfatizar que a audiência deverá auxiliar esse processo, já que deverá contar com a participação de representantes desses segmentos da sociedade.

Os demais pontos, pauta da audiência, apontou Abílio, que passem por melhorias no que tange a segurança, infraestrutura e assistência ao turista.

Dana Campos

Assessoria/Vereador Abílio Junior



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
29/05 - Adevair cobra atendimento preferencial às pessoas com Fibromialgia
29/05 - Comissão de Transporte, Urbanismo e Meio Ambiente aprova projeto que disciplina o uso e ocupação do solo na Capital
28/05 - Câmara aprova RGA para servidores do legislativo municipal com responsabilidade econômica
28/05 - Sala da Mulher promove encontro com participação da Secretária da Mulher de Cuiabá
28/05 - Reforma previdenciária municipal passará pela Comissão de Previdência Social antes de ir a plenário
28/05 - CPI do Saneamento faz oitiva com presidente da ARSEC
27/05 - CPI do Feminicídio discute violência contra a mulher em Cuiabá
27/05 - ARTIGO - CRISE ECONÔMICA E A COVID-19
27/05 - Vereador diz que emendas na Reforma da Previdência podem atrapalhar o acordo entre Executivo e servidores
27/05 - Projeto de lei obriga prefeito a prestar contas durante pandemia da covid-19
27/05 - CCJR emite parecer favorável a projeto que aumenta carga horária dos profissionais de tecnologia da informação
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.