Início
NOTÍCIAS
22/05/2017
UFMT realiza palestra sobre o tema “A crise política e o Sistema Constitucional Brasileiro”
Divulgação
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza, na próxima terça-feira (23), palestra sobre o tema “A crise política e o Sistema Constitucional Brasileiro”, a partir das 9horas, no auditório do Centro Cultural.Aberta a toda comunidade universitária e sociedade, o responsável pela abordagem será o professor Marcelo Antonio Theodoro, da Faculdade de Direito (FD), do Câmpus de Cuiabá.

“Pretendo analisaras possibilidades de renúncia ou impeachment do presidente Michel Temer e as consequências, com a posse do presidente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal ou, ainda, com a do Supremo Tribunal Federal, caso a ministra Carmem Lúcia os impeça de seguir nos cargos devido a processos. Posteriormente, será convocada uma eleição indireta, em 30 dias, e o presidente seria eleito pela Câmara e pelo Senado e cumpriria o mandato até o final de 2018”, explicou o jurista. No entanto, continuou o professor, “há uma lacuna na lei sobre o critério de quem poderá concorrer, ou seja, se qualquer pessoa pode se candidatar ou se será seguido os requisitos especificados na Constituição Brasileira”.

Segundo o professor Marcelo Theodoro, “outra hipótese discutida é a emendaconvocando eleições diretas, mas para isso é preciso de um entendimento para essa hipótese e ela depende de um acordo. Nas crises, é melhor seguir o que está posto e a Constituição Federal dá uma saída”.
Sobre a relevância da discussão no âmbito acadêmico, o professor Marcelo Theodoro observa que este é o local propício para a reflexão. “A grande questão é tirar o foco da divisão política e apontar caminhos para a unidade para que a saída da crise não seja antidemocrática. E isso só é possível se todos os setores discutirem”, finaliza.

O palestrante

Graduado, mestre e doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor Marcelo Antonio Theodoro atua nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito. Com ênfase nas áreas do Direito Público, na especialidade Direito Constitucional, no Direito Eleitoral, Tutela dos Interesses Difusos e Coletivos e Teoria do Estado, o docente, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT, é autor do livro "Direitos Fundamentais e sua Concretização", participou da obra “Novas Perspectivas Direito Ambiental Brasileiro” e possui várias publicações em revistas especializadas. 

Secretaria de Comunicação e Multimeios
Coordenação de Comunicação e Imprensa
Jornalista:  Michel Lacombe                



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
24/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
24/06 - Relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal são apresentados durante Audiência Pública
24/06 - Vereador propõe indicações de melhorias no asfalto, saneamento, iluminação pública e limpeza
23/06 - Comissão de Fiscalização realiza audiências públicas para apresentação de relatórios
23/06 - Dois depoentes participam de oitiva da CPI da Saúde
23/06 - Câmara analisa projetos e pareceres na sessão desta quinta
23/06 - Vereador pede desculpas à imprensa
23/06 - CCJR analisa 13 processos durante 16ª reunião ordinária
22/06 - Vereadora defende maior prazo para veículos que atuam com aplicativos
22/06 - Projeto Cuiabaninhos na Câmara realiza 4ª visita guiada nesta quinta
21/06 - CPI da Saúde realiza duas oitivas nesta terça-feira
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.