Início
NOTÍCIAS
25/05/2017
Marcos Veloso apoia campanha de doação de medula óssea e sangue
Ednei Rosa - Secom/CMC
Durante audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, nesta quarta-feira (24), que discutiu a importância da conscientização de doação de medula óssea e sangue, o vereador Delegado Marcos Veloso (PV), solicitante da mesma, ressaltou seu compromisso em apoiar campanhas que busquem o cadastro consciente de novos doadores. “Reunimos nesta audiência pública todos os entes envolvidos com a doação de medula óssea e sangue do Estado, vários mitos foram esclarecidos. Além disso, criamos propostas de parcerias para essa campanha que salva vidas”, declarou o vereador Marcos Veloso.

Para ampliar a campanha de conscientização, o parlamentar declarou que fará gestão junto à prefeitura de Cuiabá, sugerindo que a administração municipal faça campanha de conscientização junto à sociedade, para refletirem sobre a importância de ser doador de sangue e cadastrar-se como doador de medula óssea. “Vamos propor que o município faça uma estratégia de divulgação permanente dessa campanha de conscientização. Hoje temos mais de 70 unidades de PSF’s (Programa Saúde Família) em nossa Capital, que podem ser pontos de divulgação e disseminação de informações”, disse Marcos Veloso.
O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), autor da Lei Estadual 9.807/12, que institui a Semana Estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea, no período de 22 a 28 de maio, participou da audiência pública. “São ações como essas que despertam na sociedade, o interesse em participarem dessa ação. Precisamos atuar na conscientização da sociedade”, destacou o parlamentar.

A diretora geral do MT Hemocentro, Silvana Salomão, desmistificou alguns mitos relacionados a doação de medula óssea, entre eles, os métodos utilizados para coleta do material, que não estão relacionados com a retirada de material da coluna vertebral. Além disso, ela relatou sobre a praticidade para inclusão dos dados genéticos na base de dados do Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), o que acaba interferindo na qualificação dos doadores. Por se tratar de um procedimento simples, muitos fazem a inclusão no Redome, mas não estão realmente dispostos a doar.
“Ainda falta conhecimento e instrumentos para que sejamos um doador voluntário de medula óssea. A comoção não resolve o problema da doação de medula óssea. Não precisamos de quantidade, mas sim de qualidade de um cadastro bem feito e que esse doador seja encontrado, assim que houver um paciente compatível. A pessoa tem que querer ajudar o próximo, manter seu cadastro atualizado e manter a intenção de doação”, explicou Silvana Salomão, reforçando a necessidade da conscientização da doação.

Também palestraram na audiência pública o médico Dr. Marcelo Sandrin, professor de medicina e proprietário do Hospital Santa Helena a médica oncohemato pediátrica, Dra. Suely Santos Araújo, coordenadora técnica do MT Hemocentro a enfermeira Juliana Silva, gerente de doações do MT Hemocentro a enfermeira Rosimeire Krause do MT Hemocentro a médica Dra. Flávia Galdino Silvestre Silva, responsável pelo laboratório de imunogenética e biologia molecular do Hospital Geral Universitário (HGU) além da participação da secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo.
 
Contato para a imprensa:
Bruno Garcia: (65) 99908-9777 ou (65) 99800-5400
Adir Ribeiro Carioca: (65) 99215-5106
Gabinete Marcos Veloso: (65) 3617-1543



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
30/06 - Vereadores aprovam projetos e requerimentos na sessão desta quinta-feira
30/06 - CCJR analisa 17 processos durante 17ª reunião ordinária
28/06 - Conscientização da violência contra a pessoa idosa é tema da Tribuna Livre desta terça
28/06 - Lei aprovada conscientiza munícipe a preservar o Rio Cuiabá
28/06 - Tribuna expõe projeto de Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá
28/06 - Presidente da Câmara atende mais de 78 bairros com serviços e obras
28/06 - Vereadora propõe discussão sobre a cidadania LGBTQIA+ durante Tribuna Livre
28/06 - Vereadores analisam pareceres na sessão ordinária desta terça-feira
28/06 - Vereador realiza sessão solene alusiva ao Dia do Meio Ambiente
28/06 - Vereadora realiza audiência pública para discutir políticas públicas aos imigrantes
28/06 - Vacinação contra Influenza é ampliada para toda a população cuiabana nesta terça-feira (28)
27/06 - Lei que trata da publicização do fluxograma da jornada do paciente TEA ou outra neurodiversidade é promulgada
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.