28/03/2018
Joelson homenageia Guarda Patrimonial do Estado com Moção de Aplausos
Ednei Rosa
Em Sessão Solene realizada hoje (28), o vereador Sargento Joelson (PSC) homenageou os componentes da Guarda Patrimonial do Estado, formada por policiais militares e bombeiros militares, reservistas, com a entrega de Moções de Aplausos.

O vereador salientou que além da homenagem a Sessão é uma oportunidade para que os militares tenham a chance de fazer reivindicações para a melhoria de sua condição. “Hoje existem dois grupos dentro da Guarda: os que foram contratados primeiro, recebem 50% do salário da reserva depois a lei foi alterada, e quem chegou depois, passou a receber 50% do salário de soldado. Isso dá uma diferença de aproximadamente 2 mil reais. Porém, todos desempenham a mesma função, com a mesma carga horária. Não é justo.”

Outra situação que está merecendo tratamento é quanto ao interesse de reservistas em entrar para a Guarda. Existe disponibilidade de pessoal e também demanda de órgãos, mas a lei só permite que entre para a Guarda o policial que tenha ido para a reserva em situação compulsória por tempo de serviço. Os reservistas pretendem que a lei seja alterada e seja permitido ser convocado para a Guarda Patrimonial o militar que tenha se aposentado por tempo proporcional também.

Ao final da Sessão foi criada uma comissão para formar um grupo de trabalho a fim de apresentar essas reivindicações ao Comando.

Presente na Sessão, o Cel. PM Cunha, Comandante Geral da PM, se dispôs a encampar essa luta. Em sua fala ele relatou sua história na Polícia Militar, onde começou como soldado e alcançou a patente de Coronel depois de servir em diversas cidades do interior de Mato Grosso. Essa trajetória  - desde o primeiro degrau - faz dele um profundo conhecedor do trabalho do policial e das sua necessidade.

A Guarda foi criada pela Lei Complementar nº 279, de 11 de setembro de 2007 e implantada no mês de junho de 2008, com a finalidade de atender necessidade de serviço de segurança dos órgãos constituídos do Estado de Mato Grosso e, conforme dispõe o artigo 6º, poderá alcançar 20% do efetivo existente na ativa, o que representa em torno de 1600 militares, pelos números atuais.

SECOM – CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA