Início
NOTÍCIAS
05/09/2018
Parceria com a Energisa resulta em economia para a Câmara de Cuiabá
Brunna Maria - CMC
Lana Dias - Analista de Inovação Tecnológica, Marcelo Felipe - Supervisor de projeto e Walterney Duarte - Secretário de Patrimônio e Conservação.
O projeto de eficiência energética executado na Câmara Municipal através de convenio com a Energisa foi finalizado nesta quarta-feira (05).  A Casa de Leis recebeu a custo zero 132 aparelhos de ar-condicionado e 1.326 lâmpadas de tecnologia LED. O que vai gerar, segundo cálculos iniciais, economia da ordem de 94 mil reais anuais.

Esse benefício, conforme informou a Analista de Inovação Tecnológica da Energisa, Lana Dias, faz parte de um programa criado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, autarquia que regula o segmento de energia elétrica no país, que obriga a destinação de 0,2% do faturamento das empresas concessionárias para a implementação do Programa de Eficiência Energética, direcionado ao poder público, iniciativa privada – industrial e comercial -, residencial, alcançando tanto os grandes condomínios quanto famílias de baixa renda.

O vereador Justino Malheiros (PV) tão logo assumiu a presidência da Casa incumbiu ao Secretário de Patrimônio e Conservação Walterney Duarte a renovação do sistema elétrico do Palácio Paschoal Moreira Cabral, sede da Câmara.

“Faz um ano que iniciamos este projeto, desde a chamada pública, quando ingressamos com toda documentação. Atendemos a incumbência do Presidente e hoje finalizamos um processo que significa, inicialmente, 420 mil reais de economia para o poder público, que é o valor aplicado pela Energisa ”, revelou o secretário.

Além de valores mensuráveis por números como a diminuição da conta de energia e economia de recursos para manutenção – os aparelhos de ar-condicionado têm vida útil de 10 anos e as lâmpada de até 25 -, o Supervisor de Projetos, da 3E Engenharia, empresa gestora do projeto, Marcelo Felipe destaca os benefícios captados somente por depoimentos de quem usufrui dessa nova tecnologia. “Nosso trabalho não se resume à instalação dos itens. Fazemos relatórios que comprovam a eficácia das instalações e nesse trabalho emergem os benefícios intangíveis agregados”.  Maior conforto térmico, menos barulho e iluminação mais eficiente, são alguns deles.

Este ano a Energisa abriu novo período de chamada pública – 27 de agosto a final de outubro – para receber novas propostas de execução do Programa de Eficiência Energética.

Para ser agraciado, o pretendente deve buscar o auxílio de uma empresa credenciada para elaborar um projeto de execução.

Após estudo e análise das possibilidades de cada caso, o corpo técnico da Energisa pode deferir um projeto.

SECOM – CÂMARA MUNCIPAL DE CUIABÁ
ASSESSORIA DE IMPRENSA



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
21/09 - 26/09 - CPI da Saúde
21/09 - 27/09 - Audiência Pública - Relatório segundo quadrimestre de 2018 pelo gestor do Sistema Único de Saúde
21/09 - 28/09 - CPI da Saúde
21/09 - Vereador conclama população para jogo do Cuiabá pela final da Série C
20/09 - Bussiki é nomeado membro do Conselho de Bem-Estar Animal
20/09 - Opinião: O “apartheid” profissional
20/09 - LACEC: Ex-coordenadora afirma ter recebido pedido de pagamento superfaturado e que falta de insumos e reagentes favorece terceirizada
19/09 - POLÍTICA NA MESA: Sorteio de jantar na casa do vereador Felipe Wellaton (PV) será na sexta-feira
19/09 - A importância da representação dos cuiabanos no parlamento estadual e federal: memória e perspectivas
19/09 - Vereador critica proposta do executivo e a avalia como “apartheid” profissional
19/09 - Marcos Veloso apresenta moção de pesar aos familiares de Antônio Mulato
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.