Início
CIDADANIA EM FOCO
08/05/2018
50 Anos de História, Bairro Cidade Verde Primeiro Conjunto Habitacional de Cuiabá
Arquivo/CMC
Núcleo Habitacional Cidade Verde
O Bairro Cidade Verde completa 50 anos. Essa matéria é uma homenagem a tradicional comunidade da baixada cuiabana

O Bairro Cidade Verde que na verdade se chama ‘Núcleo Habitacional Cidade Verde’, completa nesse 1º de maio 50 anos. Foi o primeiro conjunto habitacional de Cuiabá a ser planejado pelo governador do estado de Mato Grosso Pedro Pedrossin o grande responsável por lançar o programa habitacional ‘Companhia de Habitação do Estado (COAHB-MT).

A implantação do Projeto Estadual de habitação se deu na década 60. Cuiabá possuía aproximadamente 100.000 habitantes, na época estava ocorrendo um forte crescimento populacional, que gerou a necessidade de construir moradias direcionadas a pessoas de baixa-renda.  

Na ocasião, o Poder Executivo recebeu uma doação de um vasto terreno localizado as margens do Rio Cuiabá do fazendeiro da região Ezequiel Generoso Malheiros. No ano de 1966 iniciaram naquelas terras as obras da Coahb, após dois anos de construção no dia 1 de maio de 1968 foi inaugurada, com a totalidade de 365 lotes.

O presidente de Bairro Josias Lemes Rodrigues morador desde a abertura do Bairro conta como foi a sua infância. “A canalização da água e o saneamento básico era precário, lembro da minha mãe e das vizinhas descerem até o Rio Cuiabá para pegar  água, lavar louça e as roupas. No local onde faziam esses serviços tinham um grande rochedo onde as mulheres esfregavam as roupas para deixá-las limpas, essa prática apelidou o lugar de ‘Pedreira’, declara Josias.

Rodrigues conta com nostalgia quando morava na Rua 09 com a Rua Santa Catarina, uma das suas vizinhas a Dona Lurdes era uma das poucas pessoas que possuía uma televisão em preto e branco. “A criançada reunia na casa dela para ver TV, gostávamos de ver filmes de faroeste, por volta das 20h, ela pedia licença educadamente para desligar o aparelho, pois tinha que dormir. Sempre pedíamos pra ficar um pouquinho a mais para ver  o final do filme, e ela sempre acabavam cedendo”, declara o Presidente.

O Conselheiro Tutelar Oílson Fermiano de Souza Junior é morador do Bairro desde o seu nascimento, em 1979. Ele cresceu em uma fase diferente em que tinha deixado de ser chamada pelos cuiabanos de ‘Núcleo Habitacional Cidade Verde’ e passou ser simplesmente o Bairro Cidade Verde. “Lembro-me da interação e da amizade dos moradores. Tínhamos aquele típico costume cuiabano de colocar as cadeiras na calçada no final da tarde para conversar com os vizinhos. E enquanto isso as crianças brincava de jogar bola e bolita nas ruas, declara o Conselheiro.

Em 1990 o pai de Junior o senhor Oílson Fermiano de Souza foi Presidente da Associação de Moradores do Bairro, ele relata um dos feitos do seu progenitor que perdura até hoje. “O meu pai foi o responsável pela construção da Capela São João Batista. Essa obra é o segundo maior feito na comunidade, o primeiro é asfaltamento que foi efetivado em 1971”, fala Junior.

O historiador e Vereador Mário Nadaf (PV) fala um pouco da importância da implantação do Projeto de Habitação Popular. “A criação da COAHB-MT foi fundamental para o desenvolvimento de Cuiabá. Outros Bairros tiveram a sua origem de forma semelhante como Pedra 90 na década de 1990 e a comunidade do Centro Político Administrativo em 1974. Poucos sabem da grandiosidade do projeto arquitetado desse último, pelo governador José Fontanillas Fragelli que desejava fazer do CPA uma Brasília Mato-grossense”, finaliza o historiador.

O Bairro Cidade Verde foi palco de dois blocos carnavalescos a saber: Escola de Samba Acadêmicos do Pedroca do Senhor Camargo e a Escola de Samba Marinheiro do Samba, o dono era o Nelson Bueno morador muito popular da época. No segmento esportivo chegou a ser fundado o Núcleo Esportivo Cidade Verde.  

Hoje a avenida principal recebe o nome de Avenida Ezequiel Generoso Malheiros em homenagem ao fazendeiro que fez a doação de terras para a construção do Bairro.  

Aline Barbosa
Assessoria de Imprensa
E-mail: alinejornalista1@gmail.com



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
10/07 - Projeto que regulamenta atividade de médicos residentes é aprovado após mediação de Luis Claudio
09/07 - Agenda de Atividades Legislativas da Câmara de Cuiabá (Semana 09-13/07)
09/07 - Audiência Pública/ LDO-2019
05/07 - Solene em comemoração ao Dia do Vigilante
28/06 - O vereador convida a população do bairro Poção e região para participar da audiência no dia 29 de junho
18/06 - Audiência Pública
13/06 - Arruamento e abairramento serão discutidos em audiência pública nesta sexta
05/06 - Maio Amarelo - Balanços das ações
22/05 - Câmara realiza sessão solene para entrega de Título Honorífico aos Festeiros do Divino
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
21/05 - Bussiki premia estudante por redação que estimula a adoção de crianças
17/05 - Câmara de Cuiabá ressalta importância da tolerância de do respeito ao lembra-se do Dia Internacional Contra a Homofobia
15/05 - Artista moçambicano, Hermínio Dhanlumbo, expõe esculturas no Parlamento cuiabano
11/05 - A abolição de 1888: festejar e pensar
09/05 - Câmara Municipal homenageia Dia das Mães com orquídeas
04/05 - Dr. Xavier diz que idosos têm sofrido agressões no transporte coletivo
02/05 - Dia 02/05 Dia do Taquígrafo | Câmara de Cuiabá parabeniza seus servidores taquígrafos
27/04 - Presidente do SINDATEN participa da Tribuna Livre da Câmara e pede apoio aos edis na causa dos Auxiliares e Técnicos em enfermagem
25/04 - Bussiki cobra esclarecimentos sobre implantação de rodízio de veículos
20/04 - Documentário Moisés Martins será lançado no próximo dia 20, no Cine Teatro Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Câmara Municipal de Cuiabá - Praça Moreira Cabral
Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Todos os direitos reservados © 2013 - Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.