Início
MEMÓRIAS DO LEGISLATIVO CUIABANO
03/03/2022
Herói de guerra cuiabano foi homenageado pelos vereadores em 1948
         Em sessão realizada na Câmara Municipal de Cuiabá no dia 28 de janeiro de 1948, o Sr. Vereador José Monteiro de Figueiredo, presidente da Casa, teceu alguns comentários, a partir de seus conhecimentos particulares, a respeito da atuação do Sr. Major João Tarcísio Bueno nos campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial, evento esse que lhe rendeu o título de herói. No dia 02 de fevereiro de 1948 foi aprovado, com unanimidade pelo Plenário, o projeto de lei que denominou “Major João Bueno - FEB” a praça localizada entre a avenida Mário Corrêa, a rua 13 de Junho e a então travessa Senador Metello, na região do Porto.
 
        Fontes históricas dizem que no dia 22 de agosto de 1942, após uma série de ataques alemães a seus navios, o Brasil, então governado pelo presidente Getúlio Vargas, finalmente posicionou-se contrário aos países que compunham o chamado Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e em favor dos países conhecidos como Aliados (Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido, França, entre outros). Uma vez estando o Brasil comprometido com as forças aliadas na guerra, o governo Vargas empenhou-se em garantir algum tipo de participação direta no conflito, com o envio de tropas militares.


Nesse cenário histórico, esteve o cuiabano João Tarcísio Bueno, homenageado pelos vereadores que compunham a primeira legislatura desta Casa, o qual apresentaremos neste artigo. Nascido em 23 de junho de 1906, filho de Francisco Pio Bueno e de Isabel Viegas Muniz, João Bueno mudou-se aos 14 anos de idade para o Rio de Janeiro, por conta da transferência de seu pai para trabalhar na Escola Militar do Rio de Janeiro, capital da república. Aos 18 anos, João Bueno ingressou no Colégio Militar de Realengo iniciando sua formação militar, mesmo tendo sua família regressada ao Mato Grosso algum tempo depois. Em uma de suas férias em Cuiabá ele conheceu Ana Luiza de Mattos com quem se casou e constituiu família. 

No ano de 1943, João Bueno foi designado a receber treinamento militar no Forte Benning, no estado da Geórgia, Estados Unidos, e em julho de 1944 embarcou em um navio norte-americano, tendo como seu destino lutar na Itália, que nesse momento se encontrava em partes ocupada por tropas alemãs. Em 10 de dezembro de 1944 ele recebeu a missão de substituir um oficial de igual patente, ficando assim encarregado de participar da batalha de Monte Castello, batalha esta travada entre tropas aliadas e o exército alemão, por cerca de quatro meses. Neste local, apelidado de “corredor da morte”, o cuiabano João Bueno viu seus homens serem abatidos e lutou na linha de frente, chegando a ficar gravemente ferido. Caído na neve, acabou sendo dado como morto pelas patrulhas alemãs, ficando 24 horas desaparecido até ser encontrado por seu ajudante, o soldado Sérgio Pereira. Vitoriosa, as tropas brasileiras retornaram, recebendo homenagens na Itália por conta da sua participação na guerra e a libertação dos italianos da ocupação alemã.

       João Bueno, já com a patente de general, faleceu no Rio de Janeiro em 06 de abril de 1963, aos 56 anos, por conta de sequelas físicas deixadas pela guerra. A este combatente foram rendidas inúmeras homenagens, como a homenagem dos vereadores cuiabanos em 1948, ainda em vida. A praça Major João Bueno foi revitalizada no ano de 2017, através de uma Indicação do vereador Mário Nadaf. Além de homenagear o major João Bueno, a praça serve como memória aos praçinhas cuiabanos que lutaram contra forças alemãs na Segunda Guerra Mundial.

Por: Thalyta Albernaz (Estagiaria do Núcleo de Cultura, Resgate Histórico e Eventos) sob supervisão de Danilo Monlevade.

REFERÊNCIAS:
Livro Ata da Sessões n°1 – Acervo da Câmara Municipal de Cuiabá
NUNES, Jorge. Tarcísio Bueno: O patrono e a escola. Sim São Gonçalo, 2017. Disponível em:   Acesso em 03 de fevereiro de 2022.






Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 13:30hs.